CBGO 2026: Febraquiz movimenta residentes em atividade interativa de aprendizado e atualização científica

Compartilhe a publicação
CBGO 2026: Febraquiz movimenta residentes em atividade interativa de aprendizado e atualização científica

28 maio. de 2026

O CBGO 2026 também é espaço para aprendizado dinâmico, colaboração e integração entre residentes. Nesta edição, o Febraquiz reuniu equipes em uma sessão interativa de perguntas e respostas voltada à revisão e atualização de conteúdos científicos em Ginecologia e Obstetrícia.

A atividade, com inscrição à parte, tem como objetivo promover o conhecimento de forma lúdica, participativa e colaborativa. O jogo testa os conhecimentos dos participantes com base em publicações e diretrizes recentes, além de questões extraídas dos exames para obtenção do TEGO — Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

Podem participar médicos residentes do primeiro ao terceiro ano, vinculados a serviços reconhecidos em Ginecologia e Obstetrícia. A dinâmica acontece por meio de perguntas projetadas em telão e respondidas em tempo limitado pelo aplicativo Kahoot, com uso de tablets fornecidos pela organização. Cada equipe discute internamente a resposta e registra a alternativa dentro do prazo estipulado. A pontuação é calculada automaticamente.

Para o Dr. Adolfo Wenjaw Liao, membro da CNE em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia da FEBRASGO e coordenador do Febraquiz, o formato favorece o engajamento dos participantes.

“Eu acho que o método de aprendizado interativo e participativo é a forma que mais engaja o aluno. Em vez de uma apresentação expositiva, a ideia do Febraquiz é que a pessoa possa aprender brincando com seus colegas. A proposta é promover interação e iniciar um treinamento de trabalho em equipe, algo muito importante na prática da Medicina”, declara.

Além do caráter competitivo, a atividade também permite que os residentes revisem conceitos em tempo real. Após as questões, professores qualificados comentam as respostas, esclarecem dúvidas e oferecem feedback imediato, ajudando na fixação dos conteúdos abordados. Entre os especialistas participantes estão o Dr. Edson Santos Ferreira Filho, membro da CNE de Anticoncepção, e a Dra. Lara Rodrigues Felix, membro da CNE de Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia.

Nesta primeira etapa classificatória, foram abordados temas como assistência ao parto e doenças ginecológicas comuns, entre outros assuntos relevantes para a formação dos residentes. Mesmo com o uso de fones de ouvido para não interferir nas demais atividades simultâneas do CBGO, a animação das equipes e das torcidas marcou a sessão.

“É uma atividade coletiva, não só entre as equipes, mas também pela interação com o público. A torcida é muito importante para nós. Espero que tenhamos o Febraquiz no CBGO 2027, no Rio de Janeiro. Meu desafio será aumentar o número de sessões classificatórias. Tomara que tenhamos tantas equipes que seja necessário ampliar as sessões, com mais professores participando e mais pessoas ajudando a selecionar temas e questões para o próximo ano”, finaliza Dr. Adolfo.

As três equipes classificadas na primeira rodada foram:

1º lugar: Código Rosa — Hospital Mater Dei

2º lugar: Gynius — Hospital Mater Dei

3º lugar: Merlot Noir — HUCAM/UFES

 

A segunda rodada do Febraquiz acontece nesta sexta-feira, no Espaço Arena, às 11h30. Não perca!

Veja mais conteúdos

Saúde da mulher: excesso de exames e intervenções também pode causar danos

17 set. de 2026

FEBRASGO participa de fórum sobre novos caminhos contra o câncer ginecológico

15 set. de 2026

Câncer ginecológico: conhecer os sinais de alerta e manter o acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce

03 set. de 2026

Setembro Amarelo reforça a importância do cuidado com a saúde mental após a perda gestacional

03 set. de 2026

Endometriose: alimentação e saúde intestinal podem atuar como aliadas no controle da inflamação e da dor

31 ago. de 2026

Congresso da SOGESP debate segurança obstétrica, autonomia profissional e enfrentamento da mortalidade materna

24 ago. de 2026

Contracepção na vida real é tema de destaque no segundo dia do SOGESP 2026

24 ago. de 2026

Terapia hormonal no centro das aulas do Congresso SOGESP 2026

21 ago. de 2026

31º Congresso SOGESP promete interatividade e vivência prática

20 ago. de 2026

Especialistas da FEBRASGO discutem terapia hormonal durante o congresso SOGESP

19 ago. de 2026

Agosto Lilás: como deve ser o atendimento à vítima de violência sexual

19 ago. de 2026

II Fórum FEBRASGO reforça importância da vacinação da mulher e amplia diálogo com Ministério da Saúde

18 ago. de 2026