Quiz

Quiz

QUIZ

1. A partir de quantos meses de gravidez deve-se iniciar o acompanhamento médico do pré-natal?

Idealmente a mulher deve iniciar o acompanhamento antes de engravidar, para orientações gerais como uso de ácido fólico no período pré-gestacional. Quando isso não for possível o pré-natal deve ser iniciado o mais cedo possível!

2. É normal perder o sono ou ter sono demais durante a gestação?

Sim. Nos primeiros meses da gestação pode haver mais sonolência e depois pode haver dificuldade de sono. Para melhorar a qualidade do sono da gestante sugerimos que NÃO sejam usados medicamentos, mas sim técnicas não farmacológicas como meditação e outras formas de relaxamento, redução de estímulos visuais (desligar celular, computador, TV), ouvir música, e realizar atividades físicas leves durante o dia.

3. É comum ter desejo de comer coisas estranhas durante a gravidez?

Não. Isso é apenas mais um mito. Caso haja vontade de comer coisas estranhas como terra, tijolo, sabonete, vela ou outras coisas não comestíveis e sem nutrientes, converse com seu médico ou busque informações em uma unidade de saúde mais próxima.

4. Quais os melhores sites para saber sobre os alimentos e vitaminas ideais durante a gravidez?

Aqui no site da Febrasgo tem diversas informações que auxiliam a gestante neste momento tão especial, mas é preciso ter cuidado ao buscar dicas e receitas em outros sites que não tenham os dados de um médico responsável. Não acredite em tudo que você vê e lê na internet. Não se esqueça: É primordial buscar auxílio médico durante a gravidez para saber se há a necessidade de algum tipo de nutriente ser inserido no dia a dia da gestante através de suplementação.






ESCOLHA CERTA DE ALIMENTOS

Responda "CERTO" ou "ERRADO" para as questões abaixo

Comer tudo que tiver vontade para evitar que o bebê nasça com problemas.

Certo Errado ERRADO – O importante é a qualidade do que se come durante a gravidez. E não a quantidade de alimento.

Comer salada de frutas no lugar de sobremesas.

Certo Errado CERTO – Dar preferência aos alimentos in natura e minimamente processados, como as frutas. E evitar o consumo de ultra processados e o excesso de alimentos doces e/ou sobremesas ricas em gordura saturada.

Tomar café para evitar a sonolência.

Certo Errado ERRADO – O café deve ser evitado, assim como chás que contém cafeína, refrigerantes a base de cola, energéticos e bebidas muito açucaradas.

Procurar por legumes e verduras de cores variadas para as refeições do dia a dia.

Certo Errado CERTO – Cada cor de alimentos fornece diferentes tipos de nutrientes. Variar as cores garante que todos os nutrientes essenciais para a gestação sejam consumidos. Cada região do país tem uma fartura específica de hortaliças e legumes. Se possível, busque uma variedade de cores e aposte no sortimento de nutrientes.

Aceitar um pouco de bebida alcoólica quando alguém me servir uma quantidade pequena.

Certo Errado ERRADO – Qualquer bebida alcoólica deve ser evitada e hábitos de antes da gravidez precisam ser repensados para não fazer mal para a mãe e o bebê.

Se a grávida tiver alguma carência de nutrientes, um médico pode ajudar quais vitaminas ou sais minerais devem ser suplementados.

Certo Errado CERTO – Somente médicos e nutricionistas podem indicar suplementos. Não se deve fazer uso de multivitamínicos sem antes passar por uma consulta médica ou pré-natal.

Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Aceitar e continuar no site