FEBRASGO participa do Simpósio “Eliminação do Câncer do Colo do Útero no Brasil” e discute estratégias para erradicar a doença

Compartilhe a publicação
FEBRASGO participa do Simpósio “Eliminação do Câncer do Colo do Útero no Brasil” e discute estratégias para erradicar a doença

05 dez. de 2024

II Simpósio “Eliminação do Câncer do Colo do Útero no Brasil

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) realizará neste dia 5 de dezembro, quinta-feira, no Hotel Hilton Rio de Janeiro Copacabana, o II Simpósio “Eliminação do Câncer do Colo do Útero no Brasil: Medindo o Progresso”, com o objetivo de discutir estratégias para a eliminação e o combate à doença.

O evento contará com a presença da presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Dra. Maria Celeste Wender, que destaca a importância da união de esforços para o enfrentamento do câncer do colo do útero. “Acreditamos que é nosso dever promover a prevenção, o diagnóstico precoce e garantir o acesso ao tratamento para todas as mulheres, independentemente de sua condição social. Sabemos que a educação sobre a importância da vacinação contra o HPV e dos exames de rastreamento são fundamentais para reduzir a incidência dessa doença. Devemos também trabalhar para eliminar as barreiras que dificultam o acesso a esses serviços essenciais, especialmente nas regiões mais carentes do país. O combate ao câncer do colo do útero é uma luta coletiva e estamos comprometidos em fazer a diferença na vida das mulheres brasileiras”, afirma.

O evento também apresentará o Plano Nacional de Eliminação do Câncer do Colo do Útero, que será detalhado por José Barreto Carvalheira, Coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Eder Gatti, do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), discutirá os compromissos assumidos, as metas cumpridas e os próximos passos para o avanço das políticas públicas.

A programação também incluirá uma apresentação sobre os avanços globais no combate ao câncer do colo do útero, com Lely Stella Guzman, da OPAS. Serão abordados temas como rastreamento organizado, sistemas de informação, capacitação profissional, oferta de cuidados integrados, redução do tempo entre diagnóstico e tratamento, e a organização da linha de cuidado para confirmação diagnóstica e tratamento.

Veja mais conteúdos

Junho Laranja alerta para a prevenção da anemia e o diagnóstico precoce da leucemia durante a gestação

18 jun. de 2026

FEBRASGO destaca saúde da mulher ao longo da vida durante o 4º Congresso Brasileiro de Medicina Geral

15 jun. de 2026

Mulheres são mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis por fatores biológicos, revela especialista

12 jun. de 2026

Doação de sangue salva vidas na Ginecologia e Obstetrícia, alerta FEBRASGO

12 jun. de 2026

Nota técnica sobre a suspensão da vacina contra dengue do Butantan

09 jun. de 2026

FEBRASGO alerta: Mulheres acima dos 40 anos não devem deixar vacinação fora da rotina de cuidado

09 jun. de 2026

Gestrinona: o anabolizante vendido com falsas promessas

03 jun. de 2026

Nota de Falecimento – Professor Hans Wolfgang Halbe

01 jun. de 2026

CBGO 2026: especialistas de países de língua portuguesa discutem desafios para reduzir o câncer do colo do útero e a mortalidade materna.

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Fórum de Defesa Profissional debate uso da inteligência artificial na Ginecologia e Obstetrícia

01 jun. de 2026

CBGO2026: palestra do Dr. Frank Louwen reforça importância da capacitação em parto pélvico

01 jun. de 2026

CBGO 2026 encerra edição marcada por ciência, pactos pela saúde da mulher e integração entre sociedades

01 jun. de 2026