Reunião da Comissão de Residência Médica

Compartilhe a publicação
Reunião da Comissão de Residência Médica

08 nov. de 2018

A Reunião da Comissão de Residência Médica foi de suma importância. Conforme o presidente da Comissão, Gustavo Salata Romão, houve amplo debate sobre as metas pra 2019.

“Tratamos, por exemplo, da atualização da matriz de competências de Ginecologia e Obstetrícia”, relata ele. “Faremos um novo processo de validação de competências, buscando ajustes para melhor orientação dos programas de residência. Inclusive consultaremos as Comissões Nacionais Especializadas para colher subsídios para essa atualização”.

Também foram discutidas novas estratégias para o Curso de Capacitação dos Preceptores. Em 2018, já foram realizados módulos teóricos nos meses de maio e junho, além de um módulo presencial em agosto.

“Os preceptores são os supervisores dos residentes. Nossa meta é realmente capacitá-los para que possam formar cada vez melhor. Em 2019, teremos mais 3 módulos presenciais. Todos aqueles que completaram o curso online terão como participar da etapa prática”.

Outro desafio para o próximo ano é a consolidação do Teste de Progresso Individual (TPI). Este é um método válido e confiável para avaliação de residentes e de programas de residência médica.

Por se tratar de uma avaliação longitudinal, permite ao médico residente a oportunidade de auto avaliação, correção de desvios, além de constituir um grande estímulo ao aprendizado. Em diversos países como os Estados Unidos e a Holanda, o TPI é rotineiramente aplicado em diversos programas de residência médica, inclusive na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia há mais de uma década.

“Almejamos conquistar definitivamente a confiança dos residentes e dos preceptores de programas de residência”.

Durante o FIGO, surgiu a ideia de promover em 2019 o I Encontro Nacional de Preceptores de Residência em Ginecologia e Obstetrícia, proposta que será apresentada à diretoria da FEBRASGO.

 

Veja mais conteúdos

TSH acima de 2,5 na gravidez nem sempre significa doença da tireoide, alerta nova diretriz

05 out. de 2026

Manifesto da AMB por uma Medicina de Qualidade e uma Saúde Melhor para o Brasil

02 out. de 2026

Osteoporose antes da menopausa pode sinalizar outras doenças

02 out. de 2026

IMSRIO2026: FEBRASGO promove Simpósio sobre terapia hormonal e saúde cardiovascular

02 out. de 2026

Carta do Rio de Janeiro: Posicionamento das sociedades médicas sobre implantes hormonais manipulados

01 out. de 2026

Outubro Rosa: o que muda na saúde sexual da mulher após o câncer de mama

01 out. de 2026

Especialista da FEBRASGO alerta: Fitoterápicos para fogachos têm evidências limitadas e não devem substituir tratamentos comprovados

30 set. de 2026

IMSRIO2026 – Presidente da FEBRASGO debate a saúde cardiovascular da mulher na menopausa e a THM

30 set. de 2026

Antes do primeiro choro: nascimento seguro começa muito antes da sala de parto

25 set. de 2026

Hormônio vilão? Por que tantas mulheres ainda têm medo dos contraceptivos hormonais?

25 set. de 2026

Menstruação, anticoncepcional e vida sexual: ginecologista esclarece seis dúvidas das adolescentes

21 set. de 2026

ANS amplia cobertura da mamografia digital nos planos de saúde; entenda o que muda para as mulheres

21 set. de 2026