62º CBGO: Situações especiais na gravidez

Compartilhe a publicação
62º CBGO: Situações especiais na gravidez

15 maio. de 2025

Condutas e manejos nos casos de epilepsia (Dr. Renato Teixeira Souza), doença inflamatória intestinal (Dr. Mauro Sancovski), tromboembolismo (Dra. Venina Isabel Poco Viana Lemos de Barros) e depressão (Dr. Edilberto Alves Pereira da Rocha Filho) foram os assuntos em pauta nas aulas do 62º CBGO.

 

Nas considerações sobre epilepsia, a orientação e aconselhamento pré-concepcional foram destacados. Além disso, foi ressaltada a importância de não interromper o uso do medicamento durante a gestação e oferecer acompanhamento pré-natal de alto risco.

 

Já nas doenças inflamatórias, como Doença de Crohn e o Reto Colite Ulcerativa, o ideal é que a gravidez ocorra quando as doenças inflamatórias estejam em remissão, o que reduz o risco de complicações.

 

O tromboembolismo foi apresentado como uma das grandes preocupações na gestação, já que o risco do desenvolvimento do problema é ainda maior em razão de todas as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher. Por isso, a avaliação e atenção, principalmente com as mulheres com histórico de trombose prévia, são fundamentais.

 

O papel do obstetra foi destacado nos esclarecimentos sobre depressão. Segundo o especialista, o diagnóstico preciso, monitoramento intensivo, abordagem estruturada e educação, com informações sobre a condição, hábitos saudáveis, rede de apoio e estímulo à atividade física são muito importantes no processo de acompanhamento e tratamento da depressão.

Veja mais conteúdos

Congresso da SOGESP debate segurança obstétrica, autonomia profissional e enfrentamento da mortalidade materna

24 ago. de 2026

Contracepção na vida real é tema de destaque no segundo dia do SOGESP 2026

24 ago. de 2026

Terapia hormonal no centro das aulas do Congresso SOGESP 2026

21 ago. de 2026

31º Congresso SOGESP promete interatividade e vivência prática

20 ago. de 2026

Especialistas da FEBRASGO discutem terapia hormonal durante o congresso SOGESP

19 ago. de 2026

Agosto Lilás: como deve ser o atendimento à vítima de violência sexual

19 ago. de 2026

II Fórum FEBRASGO reforça importância da vacinação da mulher e amplia diálogo com Ministério da Saúde

18 ago. de 2026

FEBRASGO amplia internacionalização com parceria científica na área de câncer ginecológico

11 ago. de 2026

Primeiros 1.000 dias: FEBRASGO alerta que o cuidado com o bebê começa antes do nascimento

10 ago. de 2026

Especialista da FEBRASGO comenta causas de perda gestacional no primeiro trimestre

07 ago. de 2026

Dor, desejo e prazer: FEBRASGO reforça que saúde sexual também é saúde

05 ago. de 2026

Amamentação sem mitos: especialista da FEBRASGO esclarece seis dúvidas comuns

03 ago. de 2026