Primeiros 1.000 dias: FEBRASGO alerta que o cuidado com o bebê começa antes do nascimento

Compartilhe a publicação
Primeiros 1.000 dias: FEBRASGO alerta que o cuidado com o bebê começa antes do nascimento

10 ago. de 2026

Nutrição materna, prevenção de anemia e infecções, vacinação, escolha da via de parto, apoio emocional e acompanhamento no puerpério fazem parte de uma rede de cuidado que pode impactar o desenvolvimento da criança ao longo da vida

 

Para a ginecologista Dra. Eliana Martorano Amaral, vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal da FEBRASGO — Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a atenção à nutrição materna, o combate à anemia e a prevenção e tratamento de infecções estão entre as principais intervenções durante a gravidez – e contribuem para reduzir riscos, como o nascimento prematuro. “Quando a gravidez é compreendida como um evento positivo na vida da mulher, e ela está bem nutrida e amparada durante o pré-natal e o parto, as condições de desenvolvimento do bebê são melhores. O suporte à mulher nesse período é fundamental”, diz.

A via de parto também deve fazer parte das orientações oferecidas durante o pré-natal. “Atualmente, há evidências de que a via de nascimento pode ter relação com aspectos da saúde da criança ao longo da vida, especialmente no que diz respeito ao risco de doenças imunológicas e metabólicas. Ao nascer por via vaginal, por exemplo, a criança entra em contato com bactérias que ajudam a colonizar seu trato gastrointestinal, incluindo estômago e intestino”, comenta Dra. Eliana.

A especialista também ressalta a importância da vacinação durante a gestação, incluindo a vacina contra o vírus sincicial respiratório, que contribui para proteger a criança nos primeiros meses de vida, fase em que o bebê está mais vulnerável a infecções respiratórias.

A saúde física e emocional da gestante interfere diretamente no desenvolvimento do bebê, tanto durante a gravidez quanto após o nascimento. No primeiro ano de vida, em especial, crescer em um ambiente seguro é fundamental para o desenvolvimento neuropsicológico da criança.

Para que os primeiros 1.000 dias sejam tratados como prioridade de saúde pública, Dra. Eliana defende o investimento contínuo na formação dos profissionais. “Esse cuidado não deve ser exclusivamente médico. Trata-se de uma assistência multiprofissional, que envolve educação em saúde, aspectos nutricionais, acompanhamento clínico adequado, orientações fisioterápicas e odontológicas. Entre os exemplos estão a preparação e fortalecimento dos músculos do períneo, independentemente da via de parto, e os cuidados com a saúde gengival durante a gestação, que podem contribuir para reduzir o parto prematuro”, explica.

Esse olhar ampliado também vale para o aleitamento materno. A amamentação, embora fundamental, nem sempre é um processo simples. “Por isso, é importante que diferentes profissionais de saúde, com destaque para a equipe de enfermagem, estejam disponíveis para orientar e acompanhar essa mulher. As visitas domiciliares têm papel relevante, especialmente na primeira e na segunda semana de vida do bebê”, diz Dra. Eliana.

A ginecologista destaca que, como sociedade, ainda é preciso ampliar a compreensão sobre a importância do cuidado qualificado ao longo de todo esse período. Para que alimentação, vacinação, aleitamento e vínculo se transformem em cuidado real, e não apenas em orientação, é necessário acompanhamento contínuo.

“Na rotina do pré-natal, os profissionais devem contar com protocolos bem estabelecidos e checklists que incluam alimentação, vacinação e outros pontos essenciais do cuidado. Esses protocolos precisam estar visíveis nos serviços de saúde, inclusive impressos e disponíveis em consultórios, mesas e paredes, para orientar não apenas os profissionais, mas também as mulheres, seus familiares e acompanhantes. A informação clara ajuda a reforçar a importância dessas medidas”, afirma a médica da FEBRASGO.

Nos 1.000 primeiros dias deve haver orientação sobre o futuro reprodutivo e o planejamento de uma próxima gestação. “A recomendação é que haja intervalo mínimo de dois anos entre um parto e outro. Esse tempo é importante para que a mãe se recupere física e psiquicamente e possa dedicar atenção à primeira criança nestes anos de ouro, antes da chegada de um outro filho”, alerta a obstetra.

Para a Dra. Eliana, a gestação, parto e puerpério devem ser compreendidos como responsabilidade de toda a sociedade. Não se trata de colocar sobre a mulher todo o peso do bom cuidado, mas de envolver todos ao seu redor: equipe de saúde, familiares, parcerias e pessoas próximas. O objetivo é garantir que mãe e criança vivenciem os primeiros 1.000 dias com a melhor qualidade possível, em um ambiente de cuidado, segurança, apoio e responsabilidade compartilhada”, finaliza a especialista da FEBRASGO.

Veja mais conteúdos

Câncer ginecológico: conhecer os sinais de alerta e manter o acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce

03 set. de 2026

Setembro Amarelo reforça a importância do cuidado com a saúde mental após a perda gestacional

03 set. de 2026

Endometriose: alimentação e saúde intestinal podem atuar como aliadas no controle da inflamação e da dor

31 ago. de 2026

Congresso da SOGESP debate segurança obstétrica, autonomia profissional e enfrentamento da mortalidade materna

24 ago. de 2026

Contracepção na vida real é tema de destaque no segundo dia do SOGESP 2026

24 ago. de 2026

Terapia hormonal no centro das aulas do Congresso SOGESP 2026

21 ago. de 2026

31º Congresso SOGESP promete interatividade e vivência prática

20 ago. de 2026

Especialistas da FEBRASGO discutem terapia hormonal durante o congresso SOGESP

19 ago. de 2026

Agosto Lilás: como deve ser o atendimento à vítima de violência sexual

19 ago. de 2026

II Fórum FEBRASGO reforça importância da vacinação da mulher e amplia diálogo com Ministério da Saúde

18 ago. de 2026

FEBRASGO amplia internacionalização com parceria científica na área de câncer ginecológico

11 ago. de 2026

Primeiros 1.000 dias: FEBRASGO alerta que o cuidado com o bebê começa antes do nascimento

10 ago. de 2026