FEBRASGO participa de audiência pública sobre enfrentamento de doenças infectocontagiosas em mulheres vulnerabilizadas

Compartilhe a publicação
FEBRASGO participa de audiência pública sobre enfrentamento de doenças infectocontagiosas em mulheres vulnerabilizadas

07 jul. de 2026

Renato Araújo / Câmara dos Deputados

Fonte: Agência Câmara de Notícias

A FEBRASGO participou em 30/06 de audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados para debater a criação de um observatório voltado ao acompanhamento da Agenda Prioritária para o Enfrentamento do HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais, HTLV, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Mulheres Vulnerabilizadas no Brasil.

A entidade foi representada pelo Dr. Regis Kreitchmann, presidente da Comissão Nacional Especializada em Doenças Infectocontagiosas da FEBRASGO. Durante o encontro, o especialista reforçou o compromisso institucional da Federação com a agenda e apresentou iniciativas já desenvolvidas em defesa da saúde das mulheres.

“Foi muito proveitoso participar deste debate, mostrar que defendemos esta agenda e compartilhar os pactos das federadas da FEBRASGO para a redução da mortalidade materna, a eliminação do câncer do colo do útero e da transmissão vertical dessas doenças”, afirma Dr. Regis.

Observatório deve apoiar monitoramento e definição de estratégias

A proposta discutida na audiência prevê a criação de um observatório que, com apoio de emenda parlamentar, permita acompanhar a implementação da agenda por meio de indicadores. A iniciativa também deverá contribuir para orientar ações de acordo com as necessidades e particularidades de cada território.

Entre as metas apresentadas está a de triplicar, até 2027, o número de mulheres que utilizam tratamentos preventivos contra essas infecções.

Para a coordenadora do tema no Ministério da Saúde, Pâmela Gaspar, o principal desafio é garantir que a agenda seja efetivamente implementada, com priorização dos recursos disponíveis e busca de novos investimentos direcionados à saúde das mulheres.

Desigualdades ampliam o impacto das infecções

Os dados apresentados durante a audiência mostram que as mulheres são fortemente afetadas por infecções como HIV/Aids, tuberculose, hepatites virais, HTLV e sífilis. O impacto, no entanto, não ocorre de maneira uniforme e é mais expressivo entre mulheres pretas, pardas e residentes nas regiões Norte e Nordeste.

No caso da sífilis, por exemplo, foi destacado que 61% dos casos entre mulheres pretas poderiam ter sido evitados caso elas tivessem tido acesso aos mesmos programas oferecidos às mulheres brancas.

O debate reforçou a necessidade de políticas públicas que considerem as desigualdades sociais, raciais e regionais, além de estratégias de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento contínuo.

A participação da FEBRASGO na audiência reafirma seu compromisso com a defesa da saúde integral das mulheres e com o fortalecimento de ações capazes de reduzir a transmissão de infecções, prevenir complicações e ampliar o acesso ao cuidado, especialmente entre as populações em situação de maior vulnerabilidade.

Veja mais conteúdos

FEBRASGO participa de audiência pública sobre enfrentamento de doenças infectocontagiosas em mulheres vulnerabilizadas

07 jul. de 2026

FEBRASGO defende medicina baseada em evidências em audiência pública no Senado Federal Defesa e Valorização Ver notícia
FEBRASGO defende medicina baseada em evidências em audiência pública no Senado Federal

01 jul. de 2026

Casais LGBTQIA+ e o sonho da parentalidade: opções vão da reprodução assistida à adoção

26 jun. de 2026

Diabetes gestacional: condição afeta cerca de 14% das gestações e sintomas nem sempre são evidentes

26 jun. de 2026

Especialista da FEBRASGO explica sobre o fezolinetanto, remédio não hormonal para fogachos aprovado pela Anvisa

24 jun. de 2026

FEBRASGO leva cursos do CTS sobre câncer do colo do útero a diferentes regiões do país Educação Ver notícia
FEBRASGO leva cursos do CTS sobre câncer do colo do útero a diferentes regiões do país

24 jun. de 2026

Junho Laranja alerta para a prevenção da anemia e o diagnóstico precoce da leucemia durante a gestação

18 jun. de 2026

FEBRASGO destaca saúde da mulher ao longo da vida durante o 4º Congresso Brasileiro de Medicina Geral

15 jun. de 2026

Mulheres são mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis por fatores biológicos, revela especialista

12 jun. de 2026

Doação de sangue salva vidas na Ginecologia e Obstetrícia, alerta FEBRASGO

12 jun. de 2026

Nota técnica sobre a suspensão da vacina contra dengue do Butantan

09 jun. de 2026

FEBRASGO alerta: Mulheres acima dos 40 anos não devem deixar vacinação fora da rotina de cuidado

09 jun. de 2026