FEBRASGO participa do 3º Congresso de Medicina Geral da AMB

Compartilhe a publicação
FEBRASGO participa do 3º Congresso de Medicina Geral da AMB

25 jul. de 2025

O evento realizado pela Associação Médica Brasileira é reconhecido como o único congresso voltado à Medicina Geral no Brasil. Com início no dia 24 de julho e término previsto para este sábado, 26 de julho, o congresso contou com a participação da Dra. Maria Celeste Osório Wender, presidente da FEBRASGO, como moderadora da Mesa Redonda sobre Ginecologia.
“Como porta-vozes da saúde feminina, trouxemos à discussão temas de grande relevância dentro da Ginecologia. Chamamos atenção, especialmente, para o uso inadequado de hormônios, que tem se tornado cada vez mais comum na sociedade. Nós, da FEBRASGO, em conjunto com a AMB e com o apoio de quase trinta sociedades médicas, nos posicionamos de forma totalmente contrária ao uso de implantes hormonais não regulamentados pela Anvisa”, afirma a presidente.
Durante os intervalos das aulas no congresso, foi divulgado um QR Code para acesso ao Vigicom — sistema de notificação onde médicos de todo o Brasil podem registrar relatos de efeitos adversos relacionados ao uso inadequado de implantes hormonais observados na prática clínica.
“É uma enorme satisfação estarmos presentes neste congresso. Estaremos sempre ao lado da AMB na promoção da informação médica, científica e no debate sobre os desafios do nosso dia a dia no atendimento à saúde das mulheres brasileiras”, conclui Dra. Maria Celeste.
Durante a Mesa Redonda, a Dra. Iara Moreno Linhares, membro da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Doenças Infectocontagiosas, apresentou a aula “Infecções Genitais”, com uma abordagem abrangente e didática. O objetivo foi oferecer aos médicos generalistas ferramentas para reconhecer e diagnosticar corretamente as infecções genitais mais frequentes na prática clínica.
O Prof. Dr. José Maria Soares Junior, presidente da CNE de Ginecologia Endócrina, ministrou a aula “Sangramento Uterino Anormal: Diagnóstico e Conduta”, tema comum nas consultas ginecológicas. Durante sua apresentação, o especialista detalhou os principais diagnósticos diferenciais e possíveis condutas terapêuticas, destacando a importância de uma avaliação clínica criteriosa, que inclua a anamnese, o exame físico e exames complementares adequados para cada caso.
Já a Profª. Dra. Ilza Maria Urbano Monteiro, presidente da CNE de Anticoncepção, abordou o tema “Planejamento Familiar”, oferecendo uma visão ampla sobre os principais métodos contraceptivos disponíveis. A especialista discutiu indicações, contraindicações e aspectos relevantes para a escolha individualizada do método, com base em critérios médicos e perfil da paciente.
Durante a Mesa Redonda Obstetrícia/Pediatria, a Dra. Roseli Nomura, diretora administrativa da FEBRASGO, apresentou a aula “Asfixia Perinatal – Prevenção Pré-natal e Intraparto”.
“Discutimos as principais formas de prevenção da asfixia perinatal e suas consequências. Abordamos os cuidados no pré-natal, que permitem identificar gestantes de risco e garantir a realização de exames e diagnósticos precoces. Com isso, é possível encaminhá-las à atenção secundária ou terciária e, quando necessário, até antecipar o parto”, explica a especialista.
Durante a aula, foi reforçada a importância de monitorar a frequência cardíaca fetal em gestantes de risco habitual, além do acompanhamento da evolução do trabalho de parto para garantir um nascimento seguro. Caso ocorra alguma intercorrência e o bebê nasça com sinais de asfixia, é essencial que receba imediatamente a reanimação neonatal.
“A Sociedade Brasileira de Pediatria conta com um programa de reanimação neonatal amplamente difundido no país, com manobras padronizadas para o atendimento de recém-nascidos com asfixia. Espera-se, com esse trabalho conjunto entre obstetras e neonatologistas, oferecer o melhor cuidado possível frente a esse tipo de situação”, destaca Dra. Roseli.
Outros médicos da FEBRASGO também participaram do Congresso, entre eles:
  • Dra. Silvia Regina Piza, assessora da Diretoria Científica – aula: Aleitamento Materno: Como Manejar Dificuldades e Complicações
  • Dra. Rosiane Mattar, presidente da CNE de Alto Risco – coordenou a Mesa Redonda de Obstetrícia
  • Dra. Lílian De Paiva Rodrigues Hsu, presidente da CNE de Pré-Natal – aula: Assistência Pré-Natal
  • Dr. José Paulo de Siqueira Guida, membro da CNE de Violência Sexual e Interrupção Gestacional Prevista em Lei – aula: Urgências Hipertensivas na Gestação
O Congresso de Medicina Geral da AMB é uma importante oportunidade de atualização sobre as mais recentes pesquisas, descobertas e práticas na área médica, com foco nas necessidades dos médicos generalistas. O evento contribui para a melhoria da saúde da população e para o fortalecimento da medicina brasileira.
São mais de 100 horas de conteúdo, incluindo aulas, cursos práticos (hands-on) e discussões de casos clínicos em 55 especialidades médicas, com a participação de mais de 300 palestrantes renomados.

Veja mais conteúdos

Congresso da SOGESP debate segurança obstétrica, autonomia profissional e enfrentamento da mortalidade materna

24 ago. de 2026

Contracepção na vida real é tema de destaque no segundo dia do SOGESP 2026

24 ago. de 2026

Terapia hormonal no centro das aulas do Congresso SOGESP 2026

21 ago. de 2026

31º Congresso SOGESP promete interatividade e vivência prática

20 ago. de 2026

Especialistas da FEBRASGO discutem terapia hormonal durante o congresso SOGESP

19 ago. de 2026

Agosto Lilás: como deve ser o atendimento à vítima de violência sexual

19 ago. de 2026

II Fórum FEBRASGO reforça importância da vacinação da mulher e amplia diálogo com Ministério da Saúde

18 ago. de 2026

FEBRASGO amplia internacionalização com parceria científica na área de câncer ginecológico

11 ago. de 2026

Primeiros 1.000 dias: FEBRASGO alerta que o cuidado com o bebê começa antes do nascimento

10 ago. de 2026

Especialista da FEBRASGO comenta causas de perda gestacional no primeiro trimestre

07 ago. de 2026

Dor, desejo e prazer: FEBRASGO reforça que saúde sexual também é saúde

05 ago. de 2026

Amamentação sem mitos: especialista da FEBRASGO esclarece seis dúvidas comuns

03 ago. de 2026