Posicionamento Febrasgo sobre nova edição da Caderneta para Gestantes lançada pelo MS

Compartilhe a publicação
Posicionamento Febrasgo sobre nova edição da Caderneta para Gestantes lançada pelo MS

13 maio. de 2022

Posicionamento Febrasgo sobre a nova edição da Caderneta para Gestantes lançada pelo Ministério da Saúde

 

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) vem a público manifestar seu posicionamento às atualizações da 6ª edição da Caderneta da Gestante, lançada em 4 de maio pelo Ministério da Saúde.

 

Em leitura atenta ao documento não foi observado incentivo às práticas de episiotomia e da manobra de Kristeller, mantendo-se o cumprimento de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o assunto e das Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, documento consolidado em 2017 pelo Ministério da Saúde em acordo com atores técnicos e sociais, incluindo a Febrasgo.

 

“Não existe nenhuma referência no documento sobre a manobra de Kristeller. Em relação à episiotomia, a única citação sobre o tema reforça que o procedimento não deve ser feito de maneira sistemática”, avalia Dr. Alberto Trapani, presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério da Febrasgo.

 

A Febrasgo reafirma o compromisso com a garantia dos direitos das mulheres brasileiras, atenta às questões que impactam a saúde de gestantes, lactantes e puérperas, bem como de recém-nascidos, comprometendo-se a observar constantemente todas as ações, trazer informes e posicionamentos aos seus associados e à sociedade em geral.

Veja mais conteúdos

Consulta jurídica realizada pela FEBRASGO recebe parecer técnico favorável do CFM

13 jul. de 2026

Consulta ginecológica na adolescência exige acolhimento, sigilo e atenção aos limites éticos

13 jul. de 2026

FEBRASGO participa de audiência pública sobre enfrentamento de doenças infectocontagiosas em mulheres vulnerabilizadas

07 jul. de 2026

FEBRASGO defende medicina baseada em evidências em audiência pública no Senado Federal Defesa e Valorização Ver notícia
FEBRASGO defende medicina baseada em evidências em audiência pública no Senado Federal

01 jul. de 2026

Casais LGBTQIA+ e o sonho da parentalidade: opções vão da reprodução assistida à adoção

26 jun. de 2026

Diabetes gestacional: condição afeta cerca de 14% das gestações e sintomas nem sempre são evidentes

26 jun. de 2026

Especialista da FEBRASGO explica sobre o fezolinetanto, remédio não hormonal para fogachos aprovado pela Anvisa

24 jun. de 2026

FEBRASGO leva cursos do CTS sobre câncer do colo do útero a diferentes regiões do país Educação Ver notícia
FEBRASGO leva cursos do CTS sobre câncer do colo do útero a diferentes regiões do país

24 jun. de 2026

Junho Laranja alerta para a prevenção da anemia e o diagnóstico precoce da leucemia durante a gestação

18 jun. de 2026

FEBRASGO destaca saúde da mulher ao longo da vida durante o 4º Congresso Brasileiro de Medicina Geral

15 jun. de 2026

Mulheres são mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis por fatores biológicos, revela especialista

12 jun. de 2026

Doação de sangue salva vidas na Ginecologia e Obstetrícia, alerta FEBRASGO

12 jun. de 2026