Ministério da Saúde e FEBRASGO alinham estratégias para capacitação em colposcopia e enfrentamento da mortalidade materna

Compartilhe a publicação
Ministério da Saúde e FEBRASGO alinham estratégias para capacitação em colposcopia e enfrentamento da mortalidade materna

03 set. de 2025

No dia 28 de agosto, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recebeu representantes do Ministério da Saúde para uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento de políticas públicas relacionadas à saúde da mulher.

O encontro abordou dois temas prioritários: (1) treinamento e capacitação em colposcopia, exame essencial para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero, e (2) as ações de enfrentamento à mortalidade materna no Brasil.

No encontro, estiveram presentes, pela FEBRASGO: Dra. Maria Celeste Osório Wender, presidente; Dra. Adriana Bittencourt Campaner, presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) em Trato Genital Inferior; Dra. Rossana Pulcineli Vieira Francisco, presidente da CNE de Mortalidade Materna; Tiago Barreto, gerente-geral, e Renata Erlich, responsável por Projetos Institucionais.

O Ministério da Saúde foi representado por Felipe Proenço de Oliveira, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde; André Longo Araújo de Melo, diretor-presidente da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), e Rosalva Raimundo da Silva e Lia Padilha Fonseca, ambas integrantes da assessoria da Secretaria de Atenção Especializada.

Durante a reunião, foram discutidas propostas voltadas ao aprimoramento técnico e à capacitação dos especialistas em colposcopia, reforçando a necessidade de qualificação contínua e atualização científica dos profissionais. O objetivo é assegurar que médicos e equipes de saúde estejam preparados para oferecer um diagnóstico preciso e um cuidado de excelência alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais, especialmente no novo modelo do rastreamento do câncer de colo uterino.

Outro ponto central foi o debate sobre a mortalidade materna, que segue como um dos principais desafios da saúde pública brasileira. A FEBRASGO ressaltou a importância da implementação de protocolos baseados em evidências científicas e do investimento contínuo em treinamento de equipes multiprofissionais, especialmente para o acompanhamento de gestantes de alto risco. A preocupação central é alinhar as práticas nacionais às recomendações internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), promovendo um pré-natal de qualidade e um sistema de regulação do parto mais eficaz.

“A parceria entre o Ministério da Saúde e a FEBRASGO é fundamental para avançarmos em políticas públicas, que impactem diretamente a vida das mulheres brasileiras. O fortalecimento da colposcopia e a redução da mortalidade materna são compromissos que exigem ação conjunta técnica e estruturada”, destacou Dra. Maria Celeste.

O encontro reforça o papel da FEBRASGO como parceira estratégica do Ministério da Saúde, contribuindo com expertise científica, formação de especialistas e articulação nacional para garantir melhores resultados na saúde da mulher.

Veja mais conteúdos

FEBRASGO alerta para impactos de projetos de lei na assistência obstétrica e na segurança de gestantes e recém-nascidos

23 jul. de 2026

Consulta jurídica realizada pela FEBRASGO recebe parecer técnico favorável do CFM

13 jul. de 2026

Consulta ginecológica na adolescência exige acolhimento, sigilo e atenção aos limites éticos

13 jul. de 2026

FEBRASGO participa de audiência pública sobre enfrentamento de doenças infectocontagiosas em mulheres vulnerabilizadas

07 jul. de 2026

FEBRASGO defende medicina baseada em evidências em audiência pública no Senado Federal Defesa e Valorização Ver notícia
FEBRASGO defende medicina baseada em evidências em audiência pública no Senado Federal

01 jul. de 2026

Casais LGBTQIA+ e o sonho da parentalidade: opções vão da reprodução assistida à adoção

26 jun. de 2026

Diabetes gestacional: condição afeta cerca de 14% das gestações e sintomas nem sempre são evidentes

26 jun. de 2026

Especialista da FEBRASGO explica sobre o fezolinetanto, remédio não hormonal para fogachos aprovado pela Anvisa

24 jun. de 2026

FEBRASGO leva cursos do CTS sobre câncer do colo do útero a diferentes regiões do país Educação Ver notícia
FEBRASGO leva cursos do CTS sobre câncer do colo do útero a diferentes regiões do país

24 jun. de 2026

Junho Laranja alerta para a prevenção da anemia e o diagnóstico precoce da leucemia durante a gestação

18 jun. de 2026

FEBRASGO destaca saúde da mulher ao longo da vida durante o 4º Congresso Brasileiro de Medicina Geral

15 jun. de 2026

Mulheres são mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis por fatores biológicos, revela especialista

12 jun. de 2026