Veto ao Revalida em faculdades particulares é mantido pelo Congresso
17 mar. de 2020
No último dia 4 de março, o Congresso Nacional votou por manter o veto à Lei nº 13.959/19, que instituiria o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira, o Revalida.
De acordo com o entendimento do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de toda a categoria médica, a manutenção do veto se deu em razão de o governo e parlamentares entenderem que a proposta criava riscos à qualidade do exame por algumas instituições privadas.
Na ocasião, foi afirmado que as universidades particulares podem não ter estrutura adequada e utilizarem de critérios de avaliação mais flexíveis nos exames de habilidades clínicas.
Desse modo, ficou decidido que a prova de revalidação deve ser realizada apenas em faculdades de medicina públicas (federais, estaduais ou municipais).
Para conferir a decisão na íntegra, acesse: http://bit.ly/3aDPUgW
Credito da imagem: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Veja mais conteúdos
Câncer ginecológico: conhecer os sinais de alerta e manter o acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce
03 set. de 2026
Setembro Amarelo reforça a importância do cuidado com a saúde mental após a perda gestacional
03 set. de 2026
Endometriose: alimentação e saúde intestinal podem atuar como aliadas no controle da inflamação e da dor
31 ago. de 2026
Congresso da SOGESP debate segurança obstétrica, autonomia profissional e enfrentamento da mortalidade materna
24 ago. de 2026
II Fórum FEBRASGO reforça importância da vacinação da mulher e amplia diálogo com Ministério da Saúde
18 ago. de 2026
FEBRASGO amplia internacionalização com parceria científica na área de câncer ginecológico
11 ago. de 2026