Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com Gestantes e Mães

Compartilhe a publicação
Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com Gestantes e Mães

07 ago. de 2025

A Dra. Lia Cruz Vaz da Costa Damásio, diretora de Defesa e Valorização Profissional da FEBRASGO, participou de audiência pública, no dia 08/07, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sobre o Projeto de Lei nº 853, de 2019, que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com as Gestantes e as Mães com foco nos primeiros 1.000 dias de vida (da gestação até o fim do segundo ano do bebê). A semana será celebrada anualmente na semana do dia 15 de agosto.

“Nós apoiamos a instituição desta Semana em toda sua integridade. Temos muito a contribuir em várias vertentes, a começar pelo apoio técnico das nossas Comissões Nacionais Especializadas, como a do Aleitamento Materno, da Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério, das Vacinas, da Assistência Pré-Natal e da Gestação de Alto Risco, por exemplo. Além disso, nossas diretrizes, posicionamentos e guidelines científicos – e a capilaridade da FEBRASGO em todo o Brasil – são, certamente, instrumentos de apoio para a ampliação de campanhas e para qualificar e valorizar a atenção à saúde da mulher”, comenta Dra. Lia.

Entre os principais pontos do projeto sobre a Semana, estão:

  1. Divulgação dos direitos e cuidados em saúde para gestantes, mães e bebês – incluindo assistência desde a preparação para a gestação até o puerpério.
  2. Informação sobre os direitos trabalhistas da gestante, da mãe trabalhadora e da mãe estudante.
  3. Promoção dos direitos da mulher relacionados ao bebê, como:
    • Aleitamento materno em qualquer ambiente
    • Fortalecimento do vínculo afetivo
    • Alimentação saudável complementar
    • Vacinação
    • Acompanhamento pediátrico
    • Acesso à creche.
  4. Promoção do apoio paterno à saúde da mulher durante a gestação, parto, puerpério e nas tarefas domésticas, além de destacar os benefícios do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses do bebê.
  5. Valorização do envolvimento do pai, com estímulo à sua participação no pré-natal, no parto, na creche e em serviços voltados a gestantes e crianças.
  6. Prevenção de acidentes e proteção da infância, com foco na redução da exposição precoce à publicidade, telas e alimentos ultraprocessados, conforme diretrizes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Durante sua participação na reunião do CAS, Dra. Lia pontuou que a FEBRASGO representa mais de 17 mil ginecologistas e obstetras, reforçando a atuação da federação como referência científica em políticas públicas. Na ocasião, aproveitou para alertar sobre os altos índices de mortalidade materna evitável no Brasil, destacando a necessidade de melhorias no pré-natal, no puerpério e no acesso à informação; e ressaltou o valor do planejamento reprodutivo e elogiou a inclusão do implante contraceptivo no SUS.

O inteiro teor do Projeto de Lei nº 853, de 2019, pode ser acessado neste link: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2192288

Veja mais conteúdos

Câncer ginecológico: conhecer os sinais de alerta e manter o acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce

03 set. de 2026

Setembro Amarelo reforça a importância do cuidado com a saúde mental após a perda gestacional

03 set. de 2026

Endometriose: alimentação e saúde intestinal podem atuar como aliadas no controle da inflamação e da dor

31 ago. de 2026

Congresso da SOGESP debate segurança obstétrica, autonomia profissional e enfrentamento da mortalidade materna

24 ago. de 2026

Contracepção na vida real é tema de destaque no segundo dia do SOGESP 2026

24 ago. de 2026

Terapia hormonal no centro das aulas do Congresso SOGESP 2026

21 ago. de 2026

31º Congresso SOGESP promete interatividade e vivência prática

20 ago. de 2026

Especialistas da FEBRASGO discutem terapia hormonal durante o congresso SOGESP

19 ago. de 2026

Agosto Lilás: como deve ser o atendimento à vítima de violência sexual

19 ago. de 2026

II Fórum FEBRASGO reforça importância da vacinação da mulher e amplia diálogo com Ministério da Saúde

18 ago. de 2026

FEBRASGO amplia internacionalização com parceria científica na área de câncer ginecológico

11 ago. de 2026

Primeiros 1.000 dias: FEBRASGO alerta que o cuidado com o bebê começa antes do nascimento

10 ago. de 2026