Nova Portaria é anunciada hoje: FEBRASGO tem lugar no Comitê de Redução da Mortalidade Materna

Compartilhe a publicação
Nova Portaria é anunciada hoje: FEBRASGO tem lugar no Comitê de Redução da Mortalidade Materna

28 maio. de 2025

Foi publicada hoje, 28 de maio, no Diário Oficial da União, a Portaria GM/MS Nº 6.941, de 26 de maio de 2025, que instaura o “Comitê Nacional de Prevenção da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil – CNPMMFI, de caráter permanente, técnico-científico e consultivo, com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade materna, fetal e infantil”. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) fará parte deste comitê com um representante e dois suplentes.

“O Conselho Nacional de Saúde vai indicar nove representantes da sociedade civil, e isso é uma representação muito importante do controle social. É mais do que necessário que a FEBRASGO, como entidade que cuida da saúde das mulheres – na gestação, no parto e pós-parto – tenha assento neste comitê”, declara Dra. Roseli Nomura, diretora Administrativa da FEBRASGO.

Mais de 90% das mortes maternas poderiam ser prevenidas com o acesso rápido e adequado a serviços de saúde de qualidade, daí a importância deste comitê, que é composto por vários representantes, não só do Ministério da Saúde, mas da sociedade civil e das associações que têm interesse e participam da assistência materno-infantil, como a FEBRASGO, que estará ao lado de outras sociedades médicas.

 

 

Veja mais conteúdos

FEBRASGO amplia internacionalização com parceria científica na área de câncer ginecológico

11 ago. de 2026

Primeiros 1.000 dias: FEBRASGO alerta que o cuidado com o bebê começa antes do nascimento

10 ago. de 2026

Especialista da FEBRASGO comenta causas de perda gestacional no primeiro trimestre

07 ago. de 2026

Dor, desejo e prazer: FEBRASGO reforça que saúde sexual também é saúde

05 ago. de 2026

Amamentação sem mitos: especialista da FEBRASGO esclarece seis dúvidas comuns

03 ago. de 2026

Hepatites virais na gestação exigem diagnóstico precoce para proteger mãe e bebê

27 jul. de 2026

Mulheres negras ainda enfrentam barreiras para iniciar e manter o pré-natal, alerta especialista da FEBRASGO

24 jul. de 2026

FEBRASGO alerta para impactos de projetos de lei na assistência obstétrica e na segurança de gestantes e recém-nascidos

23 jul. de 2026

Consulta jurídica realizada pela FEBRASGO recebe parecer técnico favorável do CFM

13 jul. de 2026

Consulta ginecológica na adolescência exige acolhimento, sigilo e atenção aos limites éticos

13 jul. de 2026

FEBRASGO participa de audiência pública sobre enfrentamento de doenças infectocontagiosas em mulheres vulnerabilizadas

07 jul. de 2026

FEBRASGO defende medicina baseada em evidências em audiência pública no Senado Federal Defesa e Valorização Ver notícia
FEBRASGO defende medicina baseada em evidências em audiência pública no Senado Federal

01 jul. de 2026