NOTA CONJUNTA À POPULAÇÃO – FEBRASGO E SBEM

Compartilhe a publicação
NOTA CONJUNTA À POPULAÇÃO – FEBRASGO E SBEM

13 nov. de 2025

FEBRASGO – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia
SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

 

A recente retirada, pelo FDA (Food and Drug Administration- agência reguladora americana), do box de alerta das terapias hormonais à base de estrogênio para menopausa confirma avanços científicos e está alinhada ao que FEBRASGO e SBEM já vêm afirmando: quando bem indicada, a terapia hormonal é segura e eficaz.

As evidências mostram benefícios para mulheres com sintomas climatéricos, sem contraindicações, e que iniciam o tratamento na perimenopausa ou nos primeiros anos da pós-menopausa, com melhora da qualidade de vida, dos sintomas vasomotores e da saúde óssea. O tratamento deve sempre ser individualizado, com seleção adequada de hormônios, via e dose, e acompanhamento médico contínuo.

A atualização norte-americana não significa liberação irrestrita nem valida práticas sem respaldo científico. O posicionamento refere-se apenas a terapias aprovadas e estudadas, excluindo o uso indiscriminado de testosterona em mulheres e o emprego de implantes hormonais manipulados, que não têm comprovação de segurança ou eficácia.

A mudança nas bulas é uma notícia positiva por reforçar a segurança da terapia hormonal bem indicada, e também reafirma que tratamentos não aprovados ou sem evidência continuam oferecendo riscos.

FEBRASGO e SBEM permanecem comprometidas com a ciência, a ética e o cuidado responsável da saúde feminina.

 

Veja mais conteúdos

Quando um coágulo é um alerta: trombose pode revelar doenças ainda não diagnosticadas

09 out. de 2026

Quando o cuidado não chega, a violência também acontece: mulheres de regiões remotas seguem expostas à falta de assistência

09 out. de 2026

Tristeza persistente e ansiedade intensa na gravidez não devem ser normalizadas

09 out. de 2026

TSH acima de 2,5 na gravidez nem sempre significa doença da tireoide, alerta nova diretriz

05 out. de 2026

Manifesto da AMB por uma Medicina de Qualidade e uma Saúde Melhor para o Brasil

02 out. de 2026

Osteoporose antes da menopausa pode sinalizar outras doenças

02 out. de 2026

IMSRIO2026: FEBRASGO promove Simpósio sobre terapia hormonal e saúde cardiovascular

02 out. de 2026

Carta do Rio de Janeiro: Posicionamento das sociedades médicas sobre implantes hormonais manipulados

01 out. de 2026

Outubro Rosa: o que muda na saúde sexual da mulher após o câncer de mama

01 out. de 2026

Especialista da FEBRASGO alerta: Fitoterápicos para fogachos têm evidências limitadas e não devem substituir tratamentos comprovados

30 set. de 2026

IMSRIO2026 – Presidente da FEBRASGO debate a saúde cardiovascular da mulher na menopausa e a THM

30 set. de 2026

Antes do primeiro choro: nascimento seguro começa muito antes da sala de parto

25 set. de 2026