No mês de celebração do Dia Internacional da Mulher, FEBRASGO anuncia criação de Núcleo Feminino

Compartilhe a publicação
No mês de celebração do Dia Internacional da Mulher, FEBRASGO anuncia criação de Núcleo Feminino

07 mar. de 2023

No mês da mulher, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia Obstetrícia (FEBRASGO) anuncia a formação do Núcleo Feminino, que desempenhará um papel vital na promoção da saúde das mulheres, no avanço da pesquisa, educação e na defesa dos direitos das mulheres no campo da obstetrícia e ginecologia. Ou seja, o grupo fortalecerá os propósitos da Federação, do ponto de vista técnico e social.

 

O Núcleo será formado por importantes nomes da GO, entre elas a Dra. Maria Celeste Osório Wender, Diretora de Defesa e Valorização Profissional, e também ginecologistas membros das demais comissões nacionais especializadas, entre elas: Dra. Marta Finotti, Dra. Roseli Nomura, Dra. Lia Cruz, Dra. Ida Perea, Dra. Hilka Espirito Santo, Dra. Marcia Machado, Dra. Maria Auxiliadora Budib, Dra. Valeria Pontes e Dra. Joice Lima.

 

Entre outros fatores, o aumento no número de profissionais mulheres, segundo o mais recente Estudo Demográfico Médico Brasileiro de 2023, que indica que mais de 20,3 mil mulheres são especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, dão sinais claros da necessidade de promover espaços para estas vozes. Atualmente, o montante representa 60,9% dos profissionais nessas especialidades.

 

A iniciativa demonstra ainda o compromisso da FEBRASGO com as profissionais da área, uma vez que uma das diretrizes do Núcleo é ser uma rede de apoio às mulheres médicas, nos diversos estágios de suas carreiras – da residência médica à aposentadoria.

 

Além dessas diretivas, o Núcleo Feminino da FEBRASGO terá como missão:

  • Aumentar a conscientização sobre questões de saúde das mulheres e promover políticas e iniciativas que apoiem a saúde feminina;
  • Apoiar os direitos das mulheres de tomar decisões, informadas sobre sua saúde reprodutiva;
  • Facilitar o contato e colaboração entre mulheres ginecologistas-obstetras profissionais, pesquisadoras e defensoras dos direitos das mulheres para compartilhar conhecimento e recursos promover a pesquisa e a inovação da saúde das mulheres;
  • Incentivar a discussão de temas relacionados aos desafios da carreira, mercado de trabalho, empreendedorismo, saúde física e mental e qualidade de vida na grade dos congressos da FEBRASGO;
  • Desenvolver programas educacionais e oportunidades de treinamento para mulheres profissionais da área da obstetrícia e ginecologia, para aprimorar seus conhecimentos e habilidades nos cuidados da saúde feminina;
  • Buscar apoios e financiamentos de projetos de pesquisa relacionados à saúde das mulheres, incluindo estudos sobre saúde reprodutiva, saúde materna, menopausa e outros problemas de saúde feminina;
  • Ter programas de educação continuada que contemplem os aspectos mais relevantes relacionados a inovações e novas tecnologias na especialidade;
  • Promover debates sobre temas relacionados a posicionamento das GOs nas mídias sociais.

 

Mais informações sobre as atividades do Núcleo serão divulgadas nos canais da FEBRASGO.

Veja mais conteúdos

Nota técnica sobre a suspensão da vacina contra dengue do Butantan

09 jun. de 2026

FEBRASGO alerta: Mulheres acima dos 40 anos não devem deixar vacinação fora da rotina de cuidado

09 jun. de 2026

Gestrinona: o anabolizante vendido com falsas promessas

03 jun. de 2026

Nota de Falecimento – Professor Hans Wolfgang Halbe

01 jun. de 2026

CBGO 2026: especialistas de países de língua portuguesa discutem desafios para reduzir o câncer do colo do útero e a mortalidade materna.

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Fórum de Defesa Profissional debate uso da inteligência artificial na Ginecologia e Obstetrícia

01 jun. de 2026

CBGO2026: palestra do Dr. Frank Louwen reforça importância da capacitação em parto pélvico

01 jun. de 2026

CBGO 2026 encerra edição marcada por ciência, pactos pela saúde da mulher e integração entre sociedades

01 jun. de 2026

CBGO 2026 chega ao último dia com final do Febraquiz e programação científica intensa

01 jun. de 2026

Informação, movimento e inovação marcam a experiência dos congressistas no CBGO 2026

01 jun. de 2026

CBGO 2026 debate hormoniologia, terapias alternativas e avanços no tratamento da obesidade feminina

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Fórum debate estratégias para reduzir mortalidade materna no Brasil

01 jun. de 2026