Ministério da Saúde lança iniciativa para expandir o acesso a especialistas no SUS

Compartilhe a publicação
Ministério da Saúde lança iniciativa para expandir o acesso a especialistas no SUS

10 abr. de 2024

Novo modo vai permitir ao paciente um diagnóstico mais ágil e o tratamento adequado

 

Nesta segunda-feira (8), o Ministério da Saúde lançou um ciclo integral de cuidados para a população, visando ampliar a assistência na Atenção Primária. Isso inclui melhorias no acesso a especialistas e a implementação do SUS Digital. O objetivo é oferecer mais opções de encaminhamento para as Unidades Básicas de Saúde, reduzindo os tempos de espera, por meio da telessaúde, permitindo que os pacientes recebam tratamento sem demora, quando necessário.

 

A Dra. Roseli Nomura, diretora administrativa da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) participou do evento de lançamento, reconhecendo a importância de um atendimento qualificado e ágil para a população. O novo modelo de cuidados visa centralizar a atenção no paciente e suas necessidades, reduzindo a necessidade de deslocamentos e integrando exames, consultas e acompanhamento da saúde ao longo do processo.

 

Para a especialista, neste ciclo integral de cuidado à saúde da mulher é de extrema relevância, uma vez que abrange diversos aspectos, desde a prevenção do câncer de colo uterino e de mama até a assistência pré-natal. Esses cuidados são realizados nas unidades básicas de saúde, com foco na atenção primária. “À medida que observamos o fortalecimento da atenção primária, reconhecemos que as mulheres terão uma assistência melhorada, abrangendo desde a fase de prevenção, contracepção e planejamento familiar até o acompanhamento durante a gravidez e o encaminhamento para o parto. Isso, por sua vez, agilizará a realização de exames, fortalecendo ainda mais a rede de cuidados à saúde da mulher”, declarou a Dra. Roseli.

A iniciativa também proporciona a cada cidadão e profissional de saúde a capacidade de monitorar o ciclo de cuidados do SUS através de tecnologias como o aplicativo “Meu SUS Digital”. Esse aplicativo serve como a interface do programa SUS Digital com a população, permitindo acesso a informações e serviços de saúde. Trata-se do prontuário do cidadão disponível na palma da mão, contendo todo o seu histórico médico, o que possibilita a tomada de decisões voltadas ao autocuidado.

No momento, há 24 núcleos de telessaúde operando no país, dos quais três oferecem serviços de telediagnóstico especializado em nível nacional. Através desses núcleos, especialistas como cardiologistas e oftalmologistas realizam consultas online e revisam diagnósticos de médicos que trabalham na atenção primária.

Veja mais conteúdos

Gestrinona: o anabolizante vendido com falsas promessas

03 jun. de 2026

Nota de Falecimento – Professor Hans Wolfgang Halbe

01 jun. de 2026

CBGO 2026: especialistas de países de língua portuguesa discutem desafios para reduzir o câncer do colo do útero e a mortalidade materna.

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Fórum de Defesa Profissional debate uso da inteligência artificial na Ginecologia e Obstetrícia

01 jun. de 2026

CBGO2026: palestra do Dr. Frank Louwen reforça importância da capacitação em parto pélvico

01 jun. de 2026

CBGO 2026 encerra edição marcada por ciência, pactos pela saúde da mulher e integração entre sociedades

01 jun. de 2026

CBGO 2026 chega ao último dia com final do Febraquiz e programação científica intensa

01 jun. de 2026

Informação, movimento e inovação marcam a experiência dos congressistas no CBGO 2026

01 jun. de 2026

CBGO 2026 debate hormoniologia, terapias alternativas e avanços no tratamento da obesidade feminina

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Fórum debate estratégias para reduzir mortalidade materna no Brasil

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Dr. Gian Carlo Di Renzo fala sobre a progesterona para além da manutenção da gravidez

30 maio. de 2026

Iniciativa “FEBRASGO em Movimento” leva médicos às ruas em corrida inédita no CBGO 2026

30 maio. de 2026