FEBRASGO vai à Cidade do Cabo para o FIGO 2025

Compartilhe a publicação
FEBRASGO vai à Cidade do Cabo para o FIGO 2025

08 out. de 2025

O 25º Congresso Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO) acontece até o dia 9 de outubro, na Cidade do Cabo, África do Sul, e os diretores da FEBRASGO estão por lá acompanhando a programação científica.

Na sessão “Gerenciando a menopausa: novas perspectivas no tratamento dos sintomas vasomotores”, a Dra. Maria Celeste Osório Wender, presidente da FEBRASGO, ministrou a aula intitulada “Estigma da menopausa: explorando conhecimentos, atitudes e experiências”. “Acreditamos que menopausa é um assunto muito falado, mas uma pesquisa sobre esse tema foi feita com 12.000 pessoas em seis países diferentes: Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Austrália e Alemanha. O que se viu: mais de 50% das mulheres se percebem como não conhecedoras do assunto. Isso é muito relevante. Portanto, o nosso papel como ginecologistas é educar, explicar sobre a menopausa e oferecer a melhor forma de tratamento possível”, declara.

O Dr. Marcelo Steiner, diretor científico da FEBRASGO, e a Dra. Lia Cruz Vaz da Costa Damásio, diretora de defesa e valorização profissional da entidade, acompanharam uma mesa sobre o tratamento da menopausa. Eles contam que, para quem não quer ou não pode usar terapia hormonal, as novidades são os medicamentos que atuarão especificamente no cérebro, no centro termorregulador, o que vai ajudar na diminuição dos sintomas vasomotores – os fogachos ou ondas de calor – trazendo melhor qualidade de vida para a mulher na fase do climatério e menopausa.

Durante o FIGO 2025, a Dra. Roseli Nomura, diretora administrativa da FEBRASGO, participou do workshop da Organização Mundial da Saúde sobre o manejo da hemorragia pós-parto. “Esse workshop foi essencial para que a FEBRASGO possa realizar esse treinamento no Brasil e capacitar vários profissionais, tanto médicos quanto enfermeiros, no manejo da hemorragia pós-parto”,

Quem também marca presença por lá é o Dr. Agnaldo Lopes da Silva Filho, diretor científico da FEBRASGO, que ministrou uma aula com o tema “Novas fronteiras na prevenção do HPV: vacinas e profilaxia pré-exposição”, na mesa “Impacto das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na saúde ginecológica”. Na ocasião, discutiram-se novos testes diagnósticos para o câncer do colo do útero, tema em evidência no Brasil graças ao teste diagnóstico do HPV por DNA. “A FEBRASGO está muito bem situada no cenário nacional e internacional. A possibilidade de colaboração com outros países de língua portuguesa, com a Índia e outros países da Europa segue firme para a construção de políticas futuras”, comenta o Dr. Agnaldo.

Ele finaliza dizendo que o FIGO vem mostrando seu propósito em questões muito importantes, como a saúde reprodutiva e sexual das mulheres, a violência contra a mulher e outros temas aos quais a FEBRASGO está muito dedicada, como a hemorragia pós-parto e o controle do câncer do colo do útero no Brasil.

Siga o Instagram da FEBRASGO — @febrasgooficial — e acompanhe outras novidades trazidas diretamente do FIGO 2025.

Veja mais conteúdos

Câncer ginecológico: conhecer os sinais de alerta e manter o acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce

03 set. de 2026

Setembro Amarelo reforça a importância do cuidado com a saúde mental após a perda gestacional

03 set. de 2026

Endometriose: alimentação e saúde intestinal podem atuar como aliadas no controle da inflamação e da dor

31 ago. de 2026

Congresso da SOGESP debate segurança obstétrica, autonomia profissional e enfrentamento da mortalidade materna

24 ago. de 2026

Contracepção na vida real é tema de destaque no segundo dia do SOGESP 2026

24 ago. de 2026

Terapia hormonal no centro das aulas do Congresso SOGESP 2026

21 ago. de 2026

31º Congresso SOGESP promete interatividade e vivência prática

20 ago. de 2026

Especialistas da FEBRASGO discutem terapia hormonal durante o congresso SOGESP

19 ago. de 2026

Agosto Lilás: como deve ser o atendimento à vítima de violência sexual

19 ago. de 2026

II Fórum FEBRASGO reforça importância da vacinação da mulher e amplia diálogo com Ministério da Saúde

18 ago. de 2026

FEBRASGO amplia internacionalização com parceria científica na área de câncer ginecológico

11 ago. de 2026

Primeiros 1.000 dias: FEBRASGO alerta que o cuidado com o bebê começa antes do nascimento

10 ago. de 2026