FEBRASGO lança 120 Protocolos Assistenciais

Compartilhe a publicação
FEBRASGO lança 120 Protocolos Assistenciais

29 ago. de 2018

Meta é uniformizar condutas e procedimentos dos ginecologistas e obstetras do Brasil com base em evidências científicas e melhores práticas, qualificando a assistência à mulher de Norte a Sul

Com o objetivo de disseminar conhecimento de excelência entre os ginecologistas e obstetras, consequentemente qualificando a assistência à mulher, a FEBRASGO, por intermédio de suas Comissões Nacionais Especializadas (CNEs), lançará, em breve, 120 protocolos de atendimento abrangendo praticamente todos os temas mais importantes da especialidade. São recomendações baseadas nas melhores práticas clínicas e consagradas na literatura científica, que visam a padronizar em alto nível o atendimento na rede complementar e no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante muitos anos a Febrasgo editou Manuais de Orientação aos associados. Foram de grande valia, porém eram textos de revisão redigidos por um autor especialista convidado para tal. Não tinha, portanto, a força de um protocolo institucional. “Nunca tivemos protocolos em Ginecologia e Obstetrícia no Brasil elaborados com base no entendimento consensual de cada Comissão Especializada”. É uma forma de uniformizar procedimentos e condutas desenvolvidos com suporte em evidências atualizadas e consistentes e se constituem em guidelines endossados pela Febrasgo, ou seja, diretrizes para orientar o médico especialista no atendimento,”, ressalta Marcos Felipe Silva de Sá, diretor científico da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Elaborado por especialistas das respectivas áreas de atuação, os protocolos propõem critérios a serem adotados para diagnóstico e tratamento no campo da saúde da mulher. Cria ainda mecanismos da prescrição segura e eficaz.

“Esses protocolos tratarão de questões relevantes e recorrentes na especialidade. Além de essenciais para qualificar a assistência às pacientes, também servem para resguardar o médico em caso de uma eventual ação judicial. Em geral os juízes baseiam suas decisões verificando se as condutas tomadas pelo profissional médico se baseou em boas práticas preconizadas pelas sociedades de especialidades, através de guidelines”, destaca Marcos Felipe. Por não dispormos regularmente deste material costumamos utilizar Guidelines produzidos por Sociedades Internacionais e que nem sempre podem se aplicar ao dia a dia do profissional brasileiro“ ”.

“Buscamos uniformizar condutas e procedimentos dos ginecologistas e obstetras do Brasil com base em evidências científicas e melhores práticas, argumenta o presidente da Febrasgo, César Eduardo Fernandes. “O intuito da FEBRASGO, em cada uma de suas ações, e esta não foge à regra, é qualificar a assistência à mulher de Norte a Sul”.

Veja mais conteúdos

Dor pélvica por mais de três meses? É crucial investigar

21 maio. de 2026

Pré-eclâmpsia: condição exige atenção e acompanhamento pré-natal rigoroso para proteger mãe e bebê

21 maio. de 2026

Teste genético que identifica mutações hereditárias para câncer de mama fará parte do SUS

20 maio. de 2026

Leite materno: verdadeira vacina natural contra infecções, alergias e diversas doenças

19 maio. de 2026

FEBRASGO alerta: implantes hormonais manipulados não têm comprovação de segurança e eficácia

18 maio. de 2026

Comissão aprova audiência pública sobre má prática obstétrica com participação da FEBRASGO

15 maio. de 2026

LGBTQIA+: Fertilidade ainda é discutida tarde demais e pode ser comprometida por hormônios e cirurgias

15 maio. de 2026

Violência sexual: avanço em medicação profilática esbarra no acesso e na adesão, alerta ginecologista da FEBRASGO

15 maio. de 2026

Nota FEBRASGO – CADERNETA BRASILEIRA DA GESTANTE

14 maio. de 2026

Dia das Mães: FEBRASGO destaca a importância do cuidado obstétrico seguro e contínuo

08 maio. de 2026

Endometriose exige atenção e acompanhamento para evitar impactos na saúde feminina

07 maio. de 2026

Audiência pública no Senado debate avanços no enfrentamento aos cânceres de ovário e do colo do útero

06 maio. de 2026