Dor na “Hora H” deve ser avaliada por seu ginecologista

Compartilhe a publicação
Dor na “Hora H” deve ser avaliada por seu ginecologista

12 jul. de 2017

A dor durante a relação sexual não é normal e deve ter sua causa investigada.  A endometriose é uma das causas. Geralmente, a queixa inicial é apenas um incômodo e a mulher pode achar que vai passar. Mas com o passar do tempo, esse incômodo começa a ser de dor, que poder ser progressivo. Em estágios avançados, ela torna impossível a relação sexual do casal.

De onde vem esta dor quando causada pela endometriose? O local mais comum onde a endometriose é encontrada chama-se ligamento útero-sacro (fica atrás do útero, em íntimo contato com a vagina). Nesses locais ocorre um processo inflamatório, que deixa e região fibrosa e dolorida, podendo até formar nódulos nesse local. E é por isso que a mulher com esse tipo  de endometriose sente dor quando tem relação sexual.

Outra situação na vida da mulher que pode interferir na relação sexual é o uso prolongado de alguns anticoncepcionais que diminuem a lubrificação vaginal e a libido. A lubrificação é um processo natural do corpo feminino quando a mulher se excita. Quando excitada, ocorre um aumento da concentração de sangue na vagina, o que estimula a secreção de muco através das glândulas do colo uterino e da mucosa vaginal e que ajudam na penetração. Quando existem distúrbios hormonais pode haver diminuição da capacidade de lubrificação. Assim, sem lubrificação, o contato entre o pênis e a vagina provocará dores para a mulher durante a relação sexual.

Há  ainda casos de processos infecciosos, com ou sem secreção, que levam a dores no ato sexual. Por esta razão, ao menor desconforto na hora do sexo, procure marcar uma consulta com seu ginecologista. Ele fará o diagnóstico e indicará o melhor tratamento.
 

Veja mais conteúdos

FEBRASGO destaca saúde da mulher ao longo da vida durante o 4º Congresso Brasileiro de Medicina Geral

15 jun. de 2026

Mulheres são mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis por fatores biológicos, revela especialista

12 jun. de 2026

Doação de sangue salva vidas na Ginecologia e Obstetrícia, alerta FEBRASGO

12 jun. de 2026

Nota técnica sobre a suspensão da vacina contra dengue do Butantan

09 jun. de 2026

FEBRASGO alerta: Mulheres acima dos 40 anos não devem deixar vacinação fora da rotina de cuidado

09 jun. de 2026

Gestrinona: o anabolizante vendido com falsas promessas

03 jun. de 2026

Nota de Falecimento – Professor Hans Wolfgang Halbe

01 jun. de 2026

CBGO 2026: especialistas de países de língua portuguesa discutem desafios para reduzir o câncer do colo do útero e a mortalidade materna.

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Fórum de Defesa Profissional debate uso da inteligência artificial na Ginecologia e Obstetrícia

01 jun. de 2026

CBGO2026: palestra do Dr. Frank Louwen reforça importância da capacitação em parto pélvico

01 jun. de 2026

CBGO 2026 encerra edição marcada por ciência, pactos pela saúde da mulher e integração entre sociedades

01 jun. de 2026

CBGO 2026 chega ao último dia com final do Febraquiz e programação científica intensa

01 jun. de 2026