CBGO 2026: Espaço Mulher: Cuidado e Segurança será palco de lançamento dos pactos pela vida feminina

Compartilhe a publicação
CBGO 2026: Espaço Mulher: Cuidado e Segurança será palco de lançamento dos pactos pela vida feminina

28 maio. de 2026

O Espaço Mulher: Cuidado e Segurança, localizado no térreo do Minascentro, será palco, nesta quinta-feira, às 17h, do lançamento do Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e do Pacto pela Eliminação do Câncer do Colo do Útero. As iniciativas integram a programação do CBGO 2026 e reforçam o compromisso da FEBRASGO com a preservação da vida, a segurança e a saúde integral das mulheres brasileiras.

Criado como um ambiente de reflexão, informação e mobilização, o Espaço Mulher reúne painéis educativos sobre temas urgentes relacionados à vida feminina. A iniciativa também faz parte da campanha #EuVejoVocê, pelo fim da violência contra a mulher em todas as fases da vida.

Entre os destaques do espaço está a mensagem central de que reconhecer, acolher e encaminhar também são formas de cuidado. A proposta é sensibilizar ginecologistas, obstetras, congressistas e demais visitantes sobre o papel da assistência em saúde na prevenção de mortes evitáveis, no enfrentamento da violência e na promoção de uma sociedade mais segura para as mulheres.

Banco Vermelho: sentar, refletir, levantar e agir

Em parceria com o Instituto Banco Vermelho, a FEBRASGO traz ao Espaço Mulher um banco vermelho, símbolo da luta pelo feminicídio zero. A instalação convida os participantes do evento a sentar e refletir, mas também a levantar e agir diante da violência contra a mulher.

O banco apresenta mensagens de alerta sobre a realidade brasileira: o Brasil é o 5º país do mundo que mais mata mulheres, entre 196 nações; a cada 6 horas, uma mulher é vítima de feminicídio no país; e, a cada 6 minutos, uma mulher é estuprada no Brasil.

Além das mensagens de conscientização, a ação informa os canais de denúncia e orientação. Mulheres em situação de violência, ou pessoas que conheçam alguém nessa condição, podem ligar para o 180. O serviço também funciona pelo WhatsApp, no número (61) 99610-0180, e a denúncia pode ser anônima. Em casos de perigo iminente, a orientação é acionar o 190.

Mortalidade materna: mortes evitáveis precisam ser enfrentadas

Outro painel do Espaço Mulher chama atenção para a redução da mortalidade materna no Brasil. Com a mensagem “Morte materna é evitável”, a FEBRASGO reforça que muitas dessas mortes podem ser prevenidas com assistência adequada, protocolos bem aplicados, acesso oportuno aos serviços de saúde e fortalecimento das redes de cuidado.

O painel destaca três eixos fundamentais: sobreviver, com o compromisso de acabar com as mortes maternas evitáveis; prosperar, garantindo saúde e bem-estar; e transformar, para que todas as mulheres possam atingir seu potencial.

A abordagem dialoga diretamente com o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna, que será lançado no CBGO 2026, reafirmando o protagonismo da FEBRASGO na defesa de políticas, práticas assistenciais e ações institucionais voltadas à proteção da vida das mulheres.

Núcleo Feminino da FEBRASGO: juntas vamos mais longe

O Espaço Mulher também apresenta um painel criado pelo Núcleo Feminino da FEBRASGO. O foco das mensagens permeia a promoção da equidade, a valorização profissional, o estímulo à liderança feminina e o enfrentamento da violência e da discriminação no ambiente médico.

O painel ainda destaca que as mulheres já são maioria na medicina, representando 71% dos profissionais, enquanto os homens correspondem a 29%. Apesar disso, elas ainda ganham menos e ocupam menos cargos de chefia.

Dados de pesquisa nacional com 720 ginecologistas e obstetras brasileiros, realizada entre 06/06/2025 e 19/10/2025, apontam os principais desafios vivenciados pelas médicas no Brasil: 72% relatam sobrecarga de trabalho; 69% apontam dificuldade de conciliar vida pessoal; 63% mencionam desvalorização profissional; e 56% citam jornada exaustiva.

A pesquisa também revela situações de violência e discriminação no ambiente médico. Entre as participantes, 47,6% afirmam já ter sofrido discriminação por serem mulheres; 25% relatam agressão psicológica de pacientes; 61,8% sofreram agressão verbal; e 5,4% relataram agressão física.

No campo da liderança feminina, 28,7% das médicas afirmam ocupar cargos de liderança. O mesmo percentual relata já ter sido desconsiderado ou ter precisado buscar posições de liderança por serem mulheres.

A saúde mental também aparece como ponto de atenção. Em relação ao esgotamento emocional, 43% relatam sintomas às vezes, 33% frequentemente e 6% sempre. Além disso, 44,5% dizem não contar com apoio adequado.

O que os profissionais enxergam no consultório

A FEBRASGO também apresenta novos dados de uma pesquisa nacional com ginecologistas e obstetras associados à entidade, voltada a compreender como os profissionais percebem e lidam com situações de violência contra a mulher no consultório.

Segundo o levantamento, 83,7% afirmam ser frequentemente o primeiro profissional de saúde a ter contato com a vítima de violência. Além disso, 83% identificam a violência psicológica ou emocional como a forma mais presente no consultório, e 57,2% atendem casos de violência ao menos ocasionalmente na prática clínica.

Os dados reforçam a importância do papel do ginecologista e obstetra na identificação, no acolhimento e no encaminhamento de mulheres em situação de violência. Ao mesmo tempo, apontam desafios que ainda precisam ser enfrentados: 59,1% dos profissionais indicam a falta de rede de apoio e encaminhamento como o principal obstáculo; 43% conhecem pouco ou não conhecem os fluxos de notificação e encaminhamento; e 69,5% defendem o fortalecimento da rede de proteção como prioridade para melhorar a atuação.

Com o Espaço Mulher: Cuidado e Segurança, a FEBRASGO amplia o diálogo sobre temas que atravessam a vida das mulheres e reforça que a atuação médica vai além do diagnóstico e do tratamento. Reconhecer sinais de risco, acolher com responsabilidade e encaminhar corretamente também são atitudes capazes de salvar vidas.

No CBGO 2026, o lançamento dos pactos pela vida feminina simboliza mais um passo institucional da FEBRASGO em defesa da saúde, da segurança, da dignidade e do pleno desenvolvimento das mulheres em todas as fases da vida.

Veja mais conteúdos

FEBRASGO destaca saúde da mulher ao longo da vida durante o 4º Congresso Brasileiro de Medicina Geral

15 jun. de 2026

Mulheres são mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis por fatores biológicos, revela especialista

12 jun. de 2026

Doação de sangue salva vidas na Ginecologia e Obstetrícia, alerta FEBRASGO

12 jun. de 2026

Nota técnica sobre a suspensão da vacina contra dengue do Butantan

09 jun. de 2026

FEBRASGO alerta: Mulheres acima dos 40 anos não devem deixar vacinação fora da rotina de cuidado

09 jun. de 2026

Gestrinona: o anabolizante vendido com falsas promessas

03 jun. de 2026

Nota de Falecimento – Professor Hans Wolfgang Halbe

01 jun. de 2026

CBGO 2026: especialistas de países de língua portuguesa discutem desafios para reduzir o câncer do colo do útero e a mortalidade materna.

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Fórum de Defesa Profissional debate uso da inteligência artificial na Ginecologia e Obstetrícia

01 jun. de 2026

CBGO2026: palestra do Dr. Frank Louwen reforça importância da capacitação em parto pélvico

01 jun. de 2026

CBGO 2026 encerra edição marcada por ciência, pactos pela saúde da mulher e integração entre sociedades

01 jun. de 2026

CBGO 2026 chega ao último dia com final do Febraquiz e programação científica intensa

01 jun. de 2026