Estudo francês aponta marcadores para diagnóstico precoce de endometriose

Compartilhe a publicação
Estudo francês aponta marcadores para diagnóstico precoce de endometriose

28 mar. de 2022

Estudo francês aponta marcadores para diagnóstico precoce de endometriose

Pesquisa baseia-se na análise de miRNA colhida em amostras de saliva

 

São Paulo, março de 2022. Estudo francês, recém-publicado no Journal of Clinical Medicine, aponta caminhos promissores para facilitar o diagnóstico da endometriose – doença que pode atingir até 15% da população feminina em idade reprodutiva. O estudo conduzido pelo professor e pesquisador Sofiane Bendifallah avaliou o miRNA de amostras de saliva de 200 pacientes com dor pélvica crônica sugestiva para endometriose. Com elevada acurácia, as análises diagnosticaram a endometriose em 76,5% das pacientes avaliadas, revelando-se um potencial procedimento não invasivo para melhorar o diagnóstico precoce da doença.

 

Segundo os autores, as análises das amostras visaram à identificação de biomarcadores em expressões de miRNA em todo o genoma e o desenvolvimento de um assinatura diagnóstica de miRNAm, extraído da saliva, de acordo com a expressão e precisão.

 

Segundo o ginecologista Dr. Julio Cesar Rosa e Silva, presidente da Comissão Nacional Especializada em Endometriose da Febrasgo, esta doença pode cursar com grande diversidade de manifestações clínicas. “Podemos encontrar desde pacientes assintomáticas, até quadros de dor pélvica intensa, dismenorréia progressiva (cólica menstrual), dispareunia (dor durante a relação sexual), sintomas decorrentes de lesões em órgãos não reprodutivos, tais como bexiga e intestino, e infertilidade”. De acordo com ele, um potencial acesso a novas formas de diagnóstico, sobretudo, precoces, serão de fundamental importância para o tratamento e atenuação do impacto da doença no cotidiano das pacientes. “Temos uma dificuldade de diagnóstico, principalmente nos casos iniciais da doença em que não alteram o exame clínico nem os exames de imagem”.

Veja mais conteúdos

Dor pélvica por mais de três meses? É crucial investigar

21 maio. de 2026

Pré-eclâmpsia: condição exige atenção e acompanhamento pré-natal rigoroso para proteger mãe e bebê

21 maio. de 2026

Teste genético que identifica mutações hereditárias para câncer de mama fará parte do SUS

20 maio. de 2026

Leite materno: verdadeira vacina natural contra infecções, alergias e diversas doenças

19 maio. de 2026

FEBRASGO alerta: implantes hormonais manipulados não têm comprovação de segurança e eficácia

18 maio. de 2026

Comissão aprova audiência pública sobre má prática obstétrica com participação da FEBRASGO

15 maio. de 2026

LGBTQIA+: Fertilidade ainda é discutida tarde demais e pode ser comprometida por hormônios e cirurgias

15 maio. de 2026

Violência sexual: avanço em medicação profilática esbarra no acesso e na adesão, alerta ginecologista da FEBRASGO

15 maio. de 2026

Nota FEBRASGO – CADERNETA BRASILEIRA DA GESTANTE

14 maio. de 2026

Dia das Mães: FEBRASGO destaca a importância do cuidado obstétrico seguro e contínuo

08 maio. de 2026

Endometriose exige atenção e acompanhamento para evitar impactos na saúde feminina

07 maio. de 2026

Audiência pública no Senado debate avanços no enfrentamento aos cânceres de ovário e do colo do útero

06 maio. de 2026