CONITEC abre Consulta Pública sobre terapia hormonal na menopausa
23 out. de 2026
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) destaca a importância da participação das mulheres na Consulta Pública nº 88/2026 (acesse aqui), promovida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
O tema em análise é a incorporação de estradiol e progesterona para o tratamento de mulheres com 40 anos ou mais, na transição menopausal ou na pós-menopausa, que apresentam sintomas vasomotores moderados a intensos e têm indicação clínica de terapia hormonal.
Essa chamada integra a iniciativa Perspectiva do Paciente, criada para valorizar relatos de experiência que contribuem diretamente no processo de avaliação da Conitec. A participação garante que vivências reais sobre a condição de saúde e o uso das terapias sejam consideradas nas decisões de incorporação.
As inscrições estão abertas até 23 de outubro de 2026. A FEBRASGO orienta ginecologistas e obstetras a divulgarem a iniciativa e informarem suas pacientes que se enquadrem nos critérios estabelecidos sobre a possibilidade de participação.
Nesta etapa, terão prioridade os relatos de mulheres que já utilizam ou tenham utilizado os medicamentos em avaliação, conforme indicação terapêutica.
Posicionamento FEBRASGO
A FEBRASGO manifesta-se favoravelmente à incorporação de estradiol e progesterona ao SUS. A Federação ressalta que a terapia hormonal da menopausa é o tratamento mais eficaz para sintomas vasomotores, com benefícios comprovados na redução da frequência e intensidade das ondas de calor e suores noturnos, além de melhora da qualidade de vida e do sono.
A disponibilização dessas terapias no SUS poderá ampliar o acesso ao tratamento, reduzir desigualdades e favorecer uma abordagem integral e individualizada da saúde da mulher na menopausa.