2º dia de CBGO 2022 debate melhoria contínua nos cuidados com a Saúde da Mulher

Compartilhe a publicação
2º dia de CBGO 2022 debate melhoria contínua nos cuidados com a Saúde da Mulher

19 nov. de 2022

2º dia de CBGO 2022 debate melhoria contínua nos cuidados com a Saúde da Mulher

 

O segundo dia do 60º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia apresentou em sua grade de programação grandes discussões sobre a saúde ginecológica da mulher, repercutindo, debatendo e atualizando temas que buscam promover melhorias no atendimento de pacientes.

 

O presidente, Dr. Agnaldo Lopes, destacou a responsabilidade da FEBRASGO em manter-se em seu compromisso de oferecer educação médica continuada de alta qualidade. “Para melhorar o atendimento às mulheres brasileiras, temos muito o que aprender, para melhorar a nossa prática da ginecologia no dia a dia”, destacou sobre a importância do CBGO.

 

A grade de ginecologia endócrina abordou sobre quando prescrever e o que esperar como resultado da Metformina ou Inositol, com a Dra. Cristina Laguna, presidente da Comissão Especializada em Endocrinologia, além de tratar sobre distúrbio metabólico, manifestações hiperandrogênicas na Síndrome do Ovário Policístico e Insuficiência Ovariana Prematura.

 

Em sua participação no videocast que a FEBRASGO grava durante o CBGO 2022, a Diretora de Defesa e Valorização, Dra. Maria Celeste, ressaltou a importância de constantemente discutir sobre parto respeitoso e de segurança. “Nós, obstetras, temos como missão tratar sempre as nossas pacientes com maior qualidade possível de respeito, dignidade e essencialmente prezando pela qualidade do parto”, comenta Celeste.

 

O combate a Infecção Urinária na Mulher foi uma das teses apresentadas pela palestrante Ana Selma Bertelli, que falou sobre como conduzir a infecção no pronto-atendimento. Em seguida também foi argumentado sobre bacteriúria assintomática, que consiste na presença de bactérias na urina de pacientes sem sintomas.

 

As questões do cotidiano da sexualidade feminina fez parte da mesa que debateu sobre o  manejo da disfunção sexual das mulheres tratadas pelo câncer de mama mencionado pela médica Flávia Fairbanks.  Bem como a abordagem da disfunção sexual em mulheres vitimizadas, cuidado da saúde sexual da gestante e da puérpera e terapia sexual definição e modalidades.

 

O combate à mortalidade materna foi um dos assuntos que a impactou levando a conhecimento sobre as principais causas, como a hemorragia evidenciada pela médica Eliana Amaral, assim como os índices de morte por hipertensão explanados pela ginecologista Maria Laura Costa.

 

Outro tema repercutido foi a Ginecologia Oncológica, com a palestra da especialista Sophie Françoise sobre a importância do conhecimento da histogênese dos tumores ovarianos. E sobre a relevância dos marcadores tumorais e métodos de imagem de primeira linha. IOTA ou O-rads.

 

A atenção e acompanhamento da gestante também foi um tratado pela mesa de assistência ao abortamento, parto e puerpério que reuniu grandes nomes da área a fim de tratar sobre cesariana a pedido da paciente, tendo o pré-natal como um grande influenciador na decisão da mulher.

 

“O Congresso reúne uma grade com temas bastante atuais para melhorar as condições de ginecologistas e obstetras e, acima de tudo, o atendimento às mulheres brasileiras”, celebra Agnaldo.

 

 

 

 

Veja mais conteúdos

Mulheres são mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis por fatores biológicos, revela especialista

12 jun. de 2026

Doação de sangue salva vidas na Ginecologia e Obstetrícia, alerta FEBRASGO

12 jun. de 2026

Nota técnica sobre a suspensão da vacina contra dengue do Butantan

09 jun. de 2026

FEBRASGO alerta: Mulheres acima dos 40 anos não devem deixar vacinação fora da rotina de cuidado

09 jun. de 2026

Gestrinona: o anabolizante vendido com falsas promessas

03 jun. de 2026

Nota de Falecimento – Professor Hans Wolfgang Halbe

01 jun. de 2026

CBGO 2026: especialistas de países de língua portuguesa discutem desafios para reduzir o câncer do colo do útero e a mortalidade materna.

01 jun. de 2026

CBGO 2026: Fórum de Defesa Profissional debate uso da inteligência artificial na Ginecologia e Obstetrícia

01 jun. de 2026

CBGO2026: palestra do Dr. Frank Louwen reforça importância da capacitação em parto pélvico

01 jun. de 2026

CBGO 2026 encerra edição marcada por ciência, pactos pela saúde da mulher e integração entre sociedades

01 jun. de 2026

CBGO 2026 chega ao último dia com final do Febraquiz e programação científica intensa

01 jun. de 2026

Informação, movimento e inovação marcam a experiência dos congressistas no CBGO 2026

01 jun. de 2026