Apresentação

A FEBRASGO criou a COORDENAÇÃO DE ENSINO E AVALIAÇÃO (CEA) buscando integrar as atividades de acompanhamento e orientação da formação profissional em Ginecologia e Obstetrícia, realizada através dos Programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e o processo de avaliação profissional, realizado tanto através de avaliações dos Programas de Residência Médica e de médicos residentes, como pelo Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO).

A atividade da CEA reveste-se de grande importância no âmbito da FEBRASGO, pois ela irá implementar estratégias para que a formação e a avaliação profissional em Ginecologia e Obstetrícia sejam feitas com a qualidade que se exige de um profissional que atuará na especialidade, o que tem implicações não só para a missão da FEBRASGO, mas para o interesse da sociedade em termos da saúde como um todo.

O trabalho desta Coordenadoria visará, portanto, definir metas de qualificação da formação profissional, acompanhar as Instituições responsáveis pelo treinamento de futuros ginecologistas-obstetras, definir estratégias de avaliação de conhecimentos e orientar o trabalho de Comissões executoras, como as Comissões de Residência e de Avaliação Profissional.

Espera-se que este trabalho permita à FEBRASGO conhecer e influenciar a realidade de formação profissional em Ginecologia e Obstetrícia, contribuindo para o aperfeiçoamento deste processo e possibilitando ao futuro especialista um contato mais direto com a entidade.

A Coordenação de Ensino e Avaliação (CEA) é constituída por um Coordenador e mais seis associados titulados e tem como finalidade primeira a orientação e integração do ensino de Ginecologia e Obstetrícia desde a Residência Médica até a obtenção do Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO).

Para realizar estas atribuições a Coordenação será integrada por duas Comissões: de Residência (CORE) e de Avaliação Profissional (CAP). A Comissão de Residência atuará no sentido de cadastrar e colaborar com os Programas de Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia do país, enquanto a Comissão de Avaliação Profissional se encarregará do processo de concessão de Título de Especialista (TEGO), bem como da avaliação de médicos residentes.

CONTATO: ceafebrasgo@febrasgo.org.br

Membros

Renato Passini Júnior (SP) – Coordenador

Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra (CE)

Miriam da Silva Wanderley (DF)

Antônio Chambô Filho (ES)

Mário Dias Corrêa Júnior (MG)

Eliana Martorano Amaral (SP)

Dênis José Nascimento (PR)

 

Comments are closed.