2009

Confira as principais resoluções da última AGF

mai 2 • Notícias • 1226 Views • Comentários desativados

Ocorrida nos dias 11, 12 e 13 de junho, a última Assembleia Geral das Associações Federadas da FEBRASGO (AGF) reuniu diretores (SAI “da FEBRASGO”) e representantes de suas 27 associações em Brasília, DF. Em pauta, importantes definições que beneficiarão não apenas as Sociedades de Ginecologia, mas também a prática diária da especialidade e à população.
Durante os três dias de encontros no Hotel Naoum Plaza, uma extensa lista de itens foi pouco a pouco discutida, analisando documentos, aprovando resoluções e debatendo o futuro dos quase 20 mil associados da FEBRASGO.
A seguir, uma síntese dos trabalhos realizados na Capital Federal.
 
Aprovações
Foram discutidas e aprovadas as atas das Assembléias Gerais Ordinária e Extraordinária da FEBRASGO realizadas em 2008, em Natal, Rio Grande do Norte. Também passaram pelo crivo dos presentes os relatórios da Presidência, da Secretaria Executiva e o balanço financeiro.
Próximos CBGO
Já estão definidas as sedes da 54ª e 55ª edições do Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO). Em 2011 o evento acontece em Curitiba, Paraná, enquanto que a edição seguinte, em 2013, levará os ginecologistas e obstetras à capital baiana, Salvador.
Ministério da Saúde
A FEBRASGO e o Ministério da Saúde firmaram um acordo de cooperação inédito, bastante comemorado por todos. Aliás, o documento, assinado pelo presidente da entidade, Nilson Roberto de Melo, e pelo assessor especial do ministério, Adson França, descreve a parceria como histórica.
O objetivo é implementar a Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher e a Política Nacional de Direitos Reprodutivos, por meio de uma série de iniciativas. Um dos focos é ampliar a assistência obstétrica na Amazônica Legal e no Nordeste para acelerar a redução das desigualdades naquelas regiões.
Já com vistas no futuro, o presidente da FEBRASGO e o ministro da saúde, José Gomes Temporão assinarão, no segundo semestre deste ano, um Termo de Parceria Técnico-Científica com visão estratégica, garantindo que estas ações se perpetuem nas próximas gestões das respectivas instituições.
Valorização profissional
Foi aprovado e constituído um grupo de trabalho para discussão permanente de honorários médicos, que reunirá um representante de cada estado. À frente está o dr. Fernando Bernd, do Rio Grande do Sul, que coordenará os esforços por remuneração médica mais justa. Também ficou decidido multiplicar por todas as federadas as campanhas de valorização do médico, nos mesmos moldes das realizadas recentemente em Minas Gerais.
Em campanha veiculada de outubro a novembro de 2008, a SOGIMIG alertou a classe médica e a sociedade em geral sobre a má remuneração oferecida pelos planos de saúde, por meio de outdoor, back bus, anúncios em jornal, newsletter, entre outras mídias. Nas peças publicitárias, eram comparados os preços de um pacote de fraldas descartáveis a uma consulta paga pelos convênios; ou o valor de uma escova progressiva ao da assistência do obstetra no parto.
Anuidade
Visando a ampliar a vigência dos benefícios oferecidos pela FEBRASGO ao associado, e também a atrair novos associados, ficou estabelecida nova forma de cobrança da anuidade. A partir de 2010, o vínculo associativo será de 12 meses corridos a partir da data do pagamento, não mais se encerrando a cada 31 de janeiro, independentemente da data de início, como acontece atualmente. O valor de repasse à FEBRASGO também sofreu reajuste, passando a R$ 130,00, qualquer que seja o valor da anuidade praticado pela associação.
Comissões Nacionais Especializadas
Comissão de Urgências Obstétricas é o nome da nova comissão da FEBRASGO. Além desta, foram homologados os nomes dos novos membros da Coordenação de Ensino e Avaliação (CEA), Comissão de Residência Médica e Comissão de Avaliação Profissional (CAP). As nomeações das demais Comissões Nacionais Especializadas também foram homologadas.
Os novos membros, que serão em breve divulgados no site da FEBRASGO, já têm encontro marcado: em 3 e 4 de julho haverá uma reunião entre presidentes das Comissões e das federadas, em Hortolândia, na região de Campinas, a pouco mais de 100 km da capital paulista. Ainda sobre as Comissões, ficou acordado que os manuais produzidos por cada uma delas serão disponibilizados ao associado no portal da FEBRASGO.
Tratados FEBRASGO
Serão lançados, até 2010, as novas edições dos Tratados de Ginecologia e de Obstetrícia.
Cinquentenário
Já estão sendo definidas as diversas atividades que serão realizadas isolada ou em grupo para a comemoração dos 50 anos da FEBRASGO, neste 2009, bem como as atividades específicas em 30 de outubro, simultaneamente em todo o país.
Anvisa
Foram discutidas as novas normas da Anvisa em relação à indústria farmacêutica. O assunto, de interesse de todas as federadas, deve ser difundido entre todos os associados, para que não restem dúvidas sobre a correta postura a ser adotada.
HIAE
A FEBRASGO firmou importante parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Esta, que é uma das mais importantes instituições de saúde da América Latina, disponibilizará seu Centro de Simulação aos associados gratuitamente, colaborando imensamente para a formação e atualização de recém-formados e residentes.
CBHPM
Já consta da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) o valor para a colocação do DIU. A remuneração do ginecologista para o procedimento, segundo a publicação, é de R$ 180,00.
Assistência obstétrica e incentivo ao parto normal
Houve intenso debate sobre o crescente aumento das taxas de cesárea, bem como do funcionamento irresponsável de Casas de Parto isoladas, sem a assistência médica necessária, implicando em risco obstétrico. Também durante a AGF foi elaborado o “Projeto de Intervenção para Melhorar a Assistência Obstétrica e Incentivo ao Parto Normal”, constituído de 13 pontos fundamentais. O projeto, já apresentado em reunião da Comissão de Parto Normal, no Conselho Federal de Medicina, foi aprovado por unanimidade.

Comments are closed.

« »