Vacinacao-HPV-arquivo

Aprovada vacina para prevenir câncer de colo de útero

ago 2 • Notícias • 3970 Views • Comentários desativados

O Ministério da Saúde anunciou, no início de Julho 2013, a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da vacina quadrivalente contra o papilomavírus (HPV 6, 11, 16, 18), usada na prevenção de câncer de colo do útero. A previsão é que já em 2014 meninas de 10 e 11 anos recebam as três doses necessárias para a imunização. Essas doses serão aplicadas mediante autorização dos pais ou responsáveis das pré-adolescentes de acordo com o seguinte esquema: após a aplicação da primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira em seis meses.

Para chegar com mais agilidade ao público-alvo e ampliar a adesão à proteção contra o HPV, a estratégia será mista: a imunização ocorrerá tanto nas unidades de saúde quanto nas escolas.

 A introdução da vacina no SUS foi possível por conta da parceria para o desenvolvimento produtivo (PDP), com transferência de tecnologia entre o laboratório internacional Merck Sharp & Dohme (MSD) e o Instituto Butantan, que passará a fabricar o produto no Brasil. No escopo do acordo entre Ministério da Saúde e os fabricantes da vacina – Butantan e Merck Sharp & Dohme (MSD), que atuarão em parceria tecnológica – está prevista a possibilidade de uso da versão nonavalente, que agregará outros cinco sorotipos à vacina.

A incorporação da vacina complementa as demais ações preventivas do câncer de colo, do útero como a realização do Papanicolau e o uso de camisinha em todas as relações sexuais.

Comments are closed.

« »