AMB promove curso para elaboração de diretrizes médicas

abr 30 • Notícias • 1235 Views • Comentários desativados

Entre 12 e 13 de setembro, a Associação Médica Brasileira (AMB) promove novo curso para elaboração de diretrizes médicas. Será ministrado pelos coordenadores do programa, doutores Wanderley Bernardo e Moacyr Nobre, tendo como base o workshop da Universidade de Oxford e do Oxford EBM Centre.

O Projeto Diretrizes é uma iniciativa conjunta da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Tem por objetivo, conciliar informações e padronizar condutas úteis à tomada de decisão do médico e, conseqüentemente, otimizar o cuidado aos pacientes.
Quando do lançamento do projeto, em 2000, foram organizadas 40 diretrizes que são periodicamente atualizadas. Além disso, produziu-se muitas outras, sendo que já existem 280 diretrizes. As sociedades de especialidade filiadas à AMB são as responsáveis pelo conteúdo e elaboração de suas próprias diretrizes.

Ao final do novo treinamento da AMB, o participante deverá estar capacitado a identificar e estruturar questões clínicas relevantes, identificar respostas em estudos clínicos por base em dados científicos, avaliar evidências de maneira crítica, considerando relevância clínica e consistência e, finalmente, elaborar diretrizes, com metodologia baseada em evidências.

O dr. Wanderley Bernardo destaca que o curso é relevante a todas as especialidades médicas, e que a constante renovação das diretrizes é fruto do interesse e do esforço das especialidades. “O médico que participar, poderá contribuir com a pesquisa e elaboração de diretrizes clínicas e, dessa forma, com o aperfeiçoamento do atendimento aos cidadãos.”

O curso terá duração de 12 horas e será dividido em seis módulos. Como pré-requisito, o interessado deverá possuir um notebook com wireless. Os interessados devem preencher a pré-inscrição (disponível no site http://www.projetodiretrizes.org.br/) e enviar, junto com o comprovante de depósito, para ofax (11)3178-6803 ou pelo correio para o endereço: Rua São Carlos do Pinhal, 324 – Bela Vista, São Paulo – CEP 01333-903.

Comments are closed.

« »